Blog

Datas Comemorativas

Dia Nacional do Voluntariado - momento de fazer sua parte!

28 de agosto de 2017 1630 visualizaram

Doar um pouco do seu tempo, habilidade, atenção para uma causa ou projeto…


Para muitas instituições a ação dos voluntários é indispensável para seguir com os projetos! Por isso, o dia 28 de agosto é celebrado como o Dia Nacional do Voluntariado, reforçando a importância dessa atitude e também oferecendo a oportunidade de começar uma nova atividade, sempre que possível.

O trabalho voluntário é regulamentado pela lei n° 9.608/98, sendo uma atividade não remunerada prestada para uma instituição sem fins lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais ou científico. Apesar de não haver remuneração, o trabalho voluntário exige responsabilidade, justamente para não interromper as tarefas do projeto.

Caso tenha interesse em colaborar, há diversas maneiras de realizar uma participação voluntária, com trabalhos mais ou menos especializados. Procure uma instituição ou organização social mais próxima e veja que tipo de ajuda eles precisam. Muitas vezes você poderá colaborar com algum conhecimento da sua profissão ou mesmo com a participação em eventos.

Entre projetos que dependem da ação de voluntários está o Observando os Rios, uma parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e a Ypê, que realiza o monitoramento da água dos rios em estados da Mata Atlântica. A participação voluntária no projeto Observando os rios é fundamental tanto para a conseguirmos os dados de qualidade da água dos rios, quanto para a mobilização de cidadãos para as questões relacionadas à água e saneamento básico. Cada participante tem seu potencial, habilidade, riqueza cultural e experiência individual, o que deixa o projeto tão rico em diversidade de informações e atuações.


Hoje, contamos com mais de 3.500 voluntários espalhados nos 17 Estados da Mata Atlântica, que monitoram cerca de 307 pontos em rios, córregos, lagos, riachos etc.

Conheça mais sobre o projeto Observando os Rios e faça sua parte!


Compartilhe

Notícias relacionadas