Nossa Gente
Valores na prática
Somos uma empresa 100% brasileira com mais de 6.300 colaboradores que trabalham unidos pelo mesmo propósito: construir um mundo melhor levando produtos de higiene e limpeza para milhões de lares brasileiros.
Aqui vivemos os valores da Ypê na prática! Onde quer que a gente esteja: seja no ambiente industrial, nas áreas administrativas ou visitando nossos clientes, com nossos vendedores e promotores espalhados pelo Brasil, levamos conosco a qualidade, responsabilidade, simplicidade, humildade, comprometimento e disciplina, atitude e senso de dono, além de trabalho e honestidade.
Os valores Ypê, em conjunto com nosso Código de Conduta, orientam nossos comportamentos e atitudes, refletindo na prática o propósito que nos une.
Um excelente lugar para se trabalhar!
Na Ypê, nossa gente é sempre prioridade! São nossos colaboradores que constroem diariamente a nossa empresa e seu empenho é o que garante que nossos produtos cheguem aos nossos clientes e consumidores com alta qualidade e preço acessível que são parte de nossa essência. Prezamos por um ambiente de desenvolvimento profissional, colaborativo e que desenvolva a confiança entre as equipes. Aqui nossos colaboradores têm oportunidades para crescer e para fazer história. O respeito é o que conduz as nossas relações e trabalhamos para oferecer uma atmosfera que favoreça e encoraje cada uma das nossas pessoas a serem quem são. Um bom lugar para se trabalhar se constrói com respeito e responsabilidade. Ficamos felizes por nossos colaboradores compartilharem de nossa visão sobre o trabalho no dia a dia!
Liderança inspiradora
Liderar pelo exemplo e fazer o que é certo em todas as situações: este é o guia da liderança Ypê. Aqui, a integridade e o respeito são base para liderar de forma justa, inspirando atitudes e perpetuando nossos valores.
O interesse genuíno, a escuta ativa e a comunicação frequente são os pilares que fortalecem as relações entre nossos times. Seguimos orientados pelo compromisso de continuar crescendo de forma sustentável e sem nunca renunciar aos valores que são os pilares de nossos mais de 70 anos de história.
Pandemia: a vida em 1º lugar
Durante a pandemia da COVID-19, não medimos esforços para levar nosso compromisso com os nossos colaboradores também para a sociedade. Nossas ações foram baseadas em uma conduta ágil, transparente e humana, levando em conta as particularidades de cada um dos pedidos que chegaram até nós e tentando nos manter firmes em nossa missão de contribuir para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
Nosso foco inicial foi cuidar de nossa gente, para dar segurança aos colaboradores que, apesar de todas as dificuldades, seguiram trabalhando duro para que nenhum brasileiro ficasse sem acesso aos produtos Ypê, que se tornaram ainda mais necessários no período.
Seguindo nosso propósito de construir um mundo melhor para todos, colaboramos com a construção de uma nova fábrica de vacinas no Instituto Butantan, ajudamos na construção de usinas de oxigênio no Amazonas e ampliamos nossas ações sociais em todo país.
Estes momentos nos lembram do papel social de nossa empresa, da importância de trabalharmos juntos com clientes e consumidores para oferecer produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e com preços acessíveis, sempre conectados aos nossos valores.
Nossa História
Nossos mais de 70 anos de história são marcados por conquistas, superações e crescimento. Tudo começou em nossa primeira fábrica, em Amparo (SP), onde nosso fundador, Waldyr Beira, iniciou a produção do tradicional Sabão em Barra Ypê em 1950.
Desde então, a Ypê se expandiu, assim como o nosso portfólio. Na década de 1990, fomos pioneiros e demonstramos a nossa ousadia e foco em inovação no segmento de limpeza doméstica ao desenvolvermos o primeiro lava-louças translúcido e transparente do País, o Ypê Clear.
Hoje, nossa linha de produtos conta com as categorias de limpeza para a casa, cuidado com a roupa, com as louças e higiene corporal. Temos mais de 300 produtos das marcas Ypê, Atol, Assolan e Perfex, divididos em 15 categorias. Alguns destes produtos que se destacam como líderes de mercado: detergente líquido, sabão em barra, sabão em pó e amaciante tradicional.
Com o crescimento dos negócios, ampliamos nossas operações e atuação no país. Atualmente, temos fábricas em Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis e Goiânia (GO), além da unidade de Itapissuma (PE), que está em construção.
Ao olharmos para trás, nos alegra ver o percurso que construímos nestes mais de 70 anos. Um caminho guiado pelo desejo de servir ao consumidor e aos nossos clientes a partir do propósito de construir um mundo melhor, oferecendo produtos de qualidade e sustentáveis com preços acessíveis à população brasileira.
Nossa Missão
Contribuir para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, com produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis.
Garantir qualidade em tudo o que fazemos.
Nossa Visão
Um mundo melhor se faz com todas as pessoas com saúde, qualidade de vida e com acesso a soluções eficientes em higiene e limpeza, cuidados com a família e o lar.
Nossos Valores
Cuidado: Cuidamos da nossa gente, dos nossos clientes, do meio ambiente e da sociedade por meio da fabricação de produtos de qualidade, eficientes e acessíveis, que contribuem positivamente com a saúde e o bem-estar das pessoas e com a sustentabilidade do planeta.
Honestidade: significa falar a verdade, ser ético, íntegro e sincero, não somente com os outros, mas com nós mesmos. O trabalho honesto retrata nosso caráter e faz parte do que podemos deixar de bom. Pelos nossos gestos e exemplos é que seremos lembrados. Talvez não sejamos capazes de mudar o mundo, mas podemos ser uma referência do que é preciso para essa mudança.
Humildade: é reconhecer que não sabemos tudo e estarmos abertos a aprender sempre. É ter coragem de mostrar as dificuldades e reconhecer os próprios erros. É ter disposição para servir. É “não se achar” – o humilde olha, sorri e conversa com todas as pessoas com o mesmo respeito, independente de hierarquia, função ou qualquer outra característica.
Qualidade (de ponta a ponta): “Nossa melhor propaganda é a qualidade” em tudo o que fazemos. Devemos adotar as melhores práticas, de ponta a ponta, fazer sempre nosso melhor, ao melhor custo, seja nos produtos, processos internos, atendimento dos nossos clientes e consumidores. Devemos praticar a melhoria contínua em busca da excelência.
Senso de Dono: é uma atitude que devemos ter frente aos desafios, problemas e oportunidades. É não nos conformarmos com situações que podem ser melhores, sermos proativos e propositivos sempre. É colocar os interesses da Ypê acima dos interesses individuais, tendo sempre em mente o quanto nossas atitudes e ações contribuem para o crescimento da Ypê.
Simplicidade: é “pensar limpo”, é descomplicar e estar focado nos objetivos e nas soluções. É algo simples e fácil de entender, praticar e multiplicar. O simples não tem amarras com os detalhes preciosistas, busca somente o que agrega valor. A simplicidade nos traz leveza em tudo: pessoas, processos, relações.
Trabalho com Disciplina: Por meio do nosso trabalho, podemos realizar nossos sonhos e transformar a realidade à nossa volta. Precisamos planejar, organizar, agir e gerir nosso tempo, mantendo sempre a disciplina na execução. É essencial que cada um tenha a visão de sua parte no todo, atuando em equipe e zelando pela cadência das atividades. Sozinhos podemos ir rápido, mas, em equipe, vamos mais longe. O “trabalho tudo vence”.
A Marca Ypê

A inspiração para o nome de nossa marca foi o Ipê, árvore-símbolo do Brasil, que está presente em todas as regiões do país. Essa escolha demonstra o desejo da Ypê de estar conectada com o planeta e ser uma empresa capaz de trazer beleza e frescor para o dia a dia, trabalhando com simplicidade e diversidade, características do jeito brasileiro de ser.
Nosso logotipo tem uma forma que sugere uma gota d’água, representando a transparência, um dos valores que nos guiam desde a nossa fundação.
Nos últimos anos, somamos 14 vitórias na categoria Preservação do Meio Ambiente na pesquisa Top of Mind, realizada pelo Instituto Datafolha, que detecta as marcas que não saem da cabeça dos brasileiros. Além disso, em 2021, a Ypê figurou em primeiro lugar pela sexta vez na pesquisa na categoria Detergentes (lava-louças) e também venceu a categoria Desinfetantes.
Esses resultados estão relacionados ao compromisso assumido pela Ypê desde que lançamos a nossa marca, em 1950. As primeiras caixas de sabão traziam o slogan: “Nossa melhor propaganda é a qualidade”. Hoje, seguimos honrando e perseguindo essa mesma essência.
Manifesto
Quanto mais temos, mais devemos!
Devemos honrar todas as oportunidades que soubemos, sabemos e saberemos aproveitar.
Devemos lealdade a todos que nos ajudaram, ajudam e nos ajudarão a crescer sempre.
Devemos respeito, admiração e futuro aos nossos funcionários, colaboradores.
Devemos o reconhecimento do trabalho honesto, dedicado.
Devemos equilíbrio nas nossas parcerias de negócios de ontem, de hoje, de amanhã.
Devemos fazer direito e melhor tudo o que fazemos.
Devemos ser rigorosos conosco para podermos exigir dos outros.
Devemos entender as necessidades dos nossos públicos e superar sua satisfação.
Devemos obsessão à inovação, a surpreender com o que faz sentido.
Devemos perfeição e eficiência, alta qualidade a preço justo.
Devemos consequência na concepção, operação, venda, consumo e descarte do que produzimos.
Devemos consciência em nossas práticas de gestão socioambientalmente sustentável.
Devemos seriedade e transparência na condução dos nossos negócios.
Devemos a sabedoria do lucro suficiente, compartilhado.
Devemos coerência com nossos princípios e valores de vida, nossas crenças.
Devemos prosperar para fazer prosperar as pessoas e o mundo à nossa volta.
Quanto mais temos, mais devemos… cuidar de tudo e de todos por legítimo interesse de negócios, por convicção e valores de vida.
Ypê. Vale mais cuidar.
O que é cuidar?
Cuidar é se interessar por tudo à nossa volta.
Cuidar é prestar atenção, olhar com carinho, a sério, de verdade.
Cuidar é pensar antes de agir.
Cuidar é pensar inteligente e agir inteligente. Consequente.
Cuidar é fazer escolhas sabendo o que elas significam.
Cuidar é pensar nos impactos bons ou ruins das nossas ações.
Cuidar é se pré-ocupar: ocupar-se antes.
Cuidar é medir, antes, a consequência de tudo que a gente faz no dia a dia.
Vale mais cuidar do quê na vida?
Dos valores de vida, das nossas crenças.
Do planeta, a nossa casa maior.
Da água, bem precioso e escasso.
Das árvores, que protegem nascentes e geram água.
Da comunidade, da sociedade.
Das pessoas, do meio ambiente, dos nossos negócios.
Vale mais acreditar
Vale mais praticar aquilo que se acredita
Vale mais amar
Vale mais entender expectativas
Vale mais superar expectativas
Vale mais respeitar
Vale mais preservar
Vale mais pensar limpo
Vale mais trabalhar sério
Vale mais a nossa origem
Ypê. Vale mais cuidar.
Vale mais cuidar do quê no dia a dia?
Dos benefícios e do valor da nossa escolha de compra.
Da limpeza da casa toda com qualidade e eficiência.
Da limpeza, maciez, perfume das roupas da família.
Da limpeza da cozinha, impecável, brilhando.
Do capricho, fazer bem feito e se orgulhar do resultado.
Vale mais ter qualidade.
Vale mais pagar o preço justo.
Vale mais fazer cada gota render.
Vale mais gastar menos água.
Vale mais fazer com carinho.
Vale mais fazer bem feito.
Vale mais caprichar.
Vale mais se orgulhar do resultado.
Ypê. Vale mais cuidar.
Portal de Governança
Aqui você encontra as diretrizes, práticas e valores que norteiam a atuação da Ypê, desde sua fundação.
Aqui você encontra as diretrizes, práticas e valores que norteiam a atuação da Ypê, desde sua fundação.
- Governança Corporativa: A composição da estrutura administrativa da organização.
- Programa de Conformidade: Os fundamentos que orientam a Ypê na construção de um mundo melhor.
- Sustentabilidade: O compromisso da Ypê com a preservação do meio ambiente.
- Responsabilidade Social: Iniciativas da Ypê perante a sociedade.
- Código de Conduta: Os 8 princípios que regem a prática comercial da companhia.
- Transparência: Demonstrações financeiras auditadas conforme as normas internacionais.
Monitoramento
A estrutura de monitoramento da Ypê reúne um conjunto de compromissos, princípios e práticas na prevenção e combate à corrupção sendo que a Diretoria Executiva Jurídica e de Relações Institucionais é responsável pela estruturação e manutenção do Programa. Dessa forma, destacamos os principais mecanismos utilizados para monitoramento:
- AUDITORIA EXTERNA: Com objetivo de dar transparência e confiabilidade nos registros das informações contábeis, as demonstrações financeiras são auditadas de forma independente por empresas com expertise e reconhecidas internacionalmente.
- AUDITORIA INTERNA: A Ypê possui uma Área de Auditoria Interna que reporta os resultados de forma independente para o Conselho de Administração, e sua atuação é direcionada aos riscos prioritários da companhia sejam estratégicos, operacionais, regulamentares ou cibernéticos.
Atualmente, é estabelecido um plano de trabalho “bianual” com base nos riscos prioritários e, preventivamente, são definidos os processos que deverão ser examinados através de uma análise profunda do ambiente de controles. Tais atividades são supervisionadas por um Comitê de Finanças, Auditoria e Riscos (CFIAR), órgão de assessoramento ao Conselho de Administração. Também faz parte de atuação da Área, a realização de trabalhos solicitados pela Administração e originados por sindicâncias.
- MONITORAMENTO CONTÍNUO E DIGITAL: A Ypê possui ferramentas e instrumentos de monitoramento automático e contínuo de indicadores de riscos e têm como objetivo detectar preventivamente fragilidades em seus processos, potenciais situações de irregularidades e perdas financeiras. Com base nas informações disponibilizadas, é possível aprimorar os seus controles através da implementação de ações corretivas que eliminem ou, ao menos, mitiguem os riscos em níveis aceitáveis para a companhia.
Para fim de garantir o cumprimento da Lei Anticorrupção, a Ypê estabelece indicadores específicos denominados “sinais de alerta” que objetivam a identificação de possíveis atos de corrupção cometidos por colaboradores/terceiros considerando transações suspeitas envolvendo temas como doação, patrocínios, interação com agentes públicos e partes com histórico de corrupção.
- RISCOS E CONTROLES INTERNOS: O monitoramento de riscos e controles objetiva a avaliação dos processos e controles internos através da antecipação e mitigação dos riscos identificados, buscando a correção de falhas, melhoria contínua e simplificação dos seus processos e controles. Os riscos operacionais, regulatórios, estratégicos e cibernéticos com maior relevância são monitorados pelos líderes das áreas com o apoio da área de Gestão de Riscos.
- POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS: A Ypê dispõe de um conjunto de instrumentos robustos que efetuam o monitoramento de todas as políticas e procedimentos considerando o ciclo de vida dos documentos, definição do público-alvo, níveis de alçadas para aprovação dos documentos, gestão centralizada das informações em um sistema corporativo e realização de treinamentos para os colaboradores que irão atuar com os temas no dia-a-dia. Todas as políticas do Programa de Conformidade e que já foram citadas, estão incorporadas nessas atividades.
- MEDIDAS DISCIPLINARES: As ações que configurem violações ao Código de Conduta, ao ordenamento legal e às normas internas e externas, estão sujeitas às medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico do infrator e sem prejuízo das penalidades legais cabíveis, podendo inclusive fundamentar a demissão por justa causa do colaborador normatizada na Política de Medidas Disciplinares.
- HOMOLOGAÇÃO DE TERCEIROS: A homologação de terceiros é o processo de confirmação de que uma empresa atende aos critérios pré-estabelecidos pela Ypê e visam gerar maior segurança, confiança e transparência no relacionamento com os seus fornecedores.
A atividade é efetuada previamente a formalização de contratação e objetiva avaliar o nível de aderência dos terceiros aos requisitos legais e internos da companhia com a participação das áreas de Conformidade, Qualidade, Fiscal, Meio Ambiente, Segurança da Informação, Compras Frete e outras.
Considerando tal atividade, a Ypê conta com uma empresa especializada em sistemas de homologação de fornecedores, a qual, através de um Portal voltado para o negócio, realiza a certificação e monitoramento dos terceiros.
- INVESTIGAÇÕES: Os relatos de elevada criticidade, passíveis de risco legal e/ou imagem à Ypê, poderão resultar em abertura de processo de investigação/apuração (sindicância), por determinação do Comitê de Integridade, que terá por objetivo a ampla apuração dos fatos e elaboração de parecer final, com recomendação de responsabilização ou não dos envolvidos.
As investigações das denúncias a partir do Canal de Ética seguem sob total sigilo e independência partindo do princípio da não retaliação dos denunciantes e apurando quais medidas disciplinares e correções de procedimentos de acordo com cada tipo de ocorrência.
Agentes de Conformidade
Colaboradores que exercem o papel de principal elo entre os temas de conformidade com outros colaboradores/terceiros atuando da seguinte forma:
- FACILITADOR: Disseminar as diretrizes, os padrões éticos e de integridade e a cultura de conformidade aos profissionais, atuando como ponto focal para dúvidas referente ao programa.
- AVALIADOR: Analisar e avaliar a conformidade dos processos e o compromisso dos profissionais com relação as diretrizes, padrões éticos e de integridade e documentos normativos da YPÊ, norteando as condutas do dia a dia e posicionando os profissionais sobre temas relacionados à conformidade.
- GUARDIÃO: Zelar para que as diretrizes, os padrões éticos e de integridade, as regulamentações e os documentos normativos da Ypê relacionados a sua área/unidade de atuação e de conformidade sejam divulgados e cumpridos. Favorecer a transparência em todos os níveis, contribuir para a eliminação de barreiras e buscar maior sinergia entre as áreas e equipes de trabalho.

Medidas Disciplinares
As ações que configurem violações ao Código de Conduta, ao ordenamento legal e às normas internas e externas, estão sujeitas às medidas disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico do infrator e sem prejuízo das penalidades legais cabíveis, podendo inclusive fundamentar a demissão por justa causa do colaborador normatizada na Política de Medidas Disciplinares.
Canal de Ética
A Ypê disponibiliza um Canal de Ética, externo e independente, para recebimento de denúncias sobre corrupção, lavagem de dinheiro, ameaça, assédio, discriminação e outros atos ilícitos que estejam relacionados às atividades da Ypê, sejam por ação ou omissão de empregados, fornecedores, representantes ou parceiros comerciais.
Empresa especializada contratada pela Ypê garantirá o sigilo e a segurança na recepção de informações sobre atos suspeitos de ilicitude. O contato poderá ser efetuado por meio de aplicativo no celular, portal, telefone e também no site da Ypê.
“Quando você age com integridade, você respeita a Ypê”.
A Ypê deve assegurar que todos os relatos e denúncias recebidos através do Canal de Ética, ou qualquer outro meio de comunicação, sejam conduzidos da seguinte forma:
- Conduta ética nas intenções e ações: compreensão e respeito às necessidades, direitos e valores das pessoas;
- Discrição no tratamento das questões: garantir o caráter sigiloso das informações, respeitando a todo e qualquer denunciante, preservando sua identidade e garantindo o anonimato, quando solicitado, salvo situações excepcionais previstas em Lei ou determinadas pelo Poder Judiciário;
- Neutralidade, impessoalidade e imparcialidade para tomada de decisão das mediações dos relatos e denúncias;
- Transparência nos procedimentos: atuação pautada em procedimentos claros, pré-definidos, de acordo com o Código de Conduta da Ypê, e leis aplicáveis;
- Autonomia para apuração das ocorrências recebidas e analisadas. Independência para atuação na busca pela solução dos relatos e denúncias.
São admitidas e avaliadas as denúncias anônimas, sendo, pois, o anonimato devidamente preservado. Não é permitido a administradores e colaboradores a prática de atos de retaliação contra aquele que se recusa a participar de qualquer atividade ou negociação nas quais julgue existir indícios, ainda que mínimo, de atos ilícitos ou, que de boa-fé, denuncia ou presta assistência em processos de apuração de eventual prática de corrupção. Ambas, denúncia e retaliação, devem ser tratadas pelo Comitê de Integridade.
Saiba mais em: https://contatoseguro.com.br/ype
Comunicação
A empresa dispõe de um plano formal e anual de treinamentos e comunicação referente ao Programa de Conformidade, elaborado de forma conjunta pelas Áreas de Conformidade e Desenvolvimento Organizacional e recomendado pelo Comitê de Integridade. Tais ações são desdobradas em uma matriz de treinamento onde são definidos temas como conteúdo programático, carga horária, treinamentos obrigatórios, palestrantes (interno/externo) e público-alvo.
Abordagem do plano de comunicação
- INFORMAR: Transmitir informações de maneira transparente e objetiva os temas correspondentes ao programa de conformidade e pautas positivas.
- EDUCAR: Transmitir conhecimentos e habilidades a cada público.
- ENGAJAR: Sensibilizar e desenvolver interesse nos diferentes públicos por meio de ações e iniciativas.
Contratos e Acordos
Todas as relações comerciais firmadas junto à Ypê são pautadas pela transparência, por meio de contratos e acordos estabelecidos formalmente, dispondo de cláusula anticorrupção, e adesão da parte contrária ao Código de Conduta de Fornecedores e Código de Conduta Ypê.
Educação
A Ypê possui treinamentos periódicos e obrigatórios que garantem conscientização e aderência de seus funcionários, exigem e promovem a de terceiros às diretrizes de Conformidade, assim como comunicações pontuais de temas relevantes, incluindo questões éticas, novas políticas e procedimentos internos, alterações regulatórias, entre os temas de maior relevância.
A empresa dispõe de um plano formal e anual de treinamentos e comunicação referente ao Programa de Conformidade, elaborado de forma conjunta pelas Áreas de Conformidade e Desenvolvimento Organizacional e recomendado pelo Comitê de Integridade. Tais ações são desdobradas em uma matriz de treinamento onde são definidos temas como conteúdo programático, carga horária, treinamentos obrigatórios, palestrantes (interno/externo) e público-alvo.
ENGAJAR
- Código de Conduta
- Programa de Conformidade
- Agentes de Conformidade
- Comitê de integridade
- Código de Conduta de Fornecedores
- Manual de Conduta Digital
EDUCAR
- Políticas
- Procedimentos
- IOP – Instrução Operacional Padrão
INFORMAR
- Pílulas de GRC
- Palestras/Workshop/Oficinas
- Parada de Conformidade
- Leis e Regulamentações
- Mapa de Riscos
Gestão Regulatória
Gestão das leis, normas e regulamentos aplicáveis aos negócios da empresa e documentos críticos para o regular funcionamento da empresa, tais como licenças, alvarás, etc.
Homologação de Terceiros
A homologação de terceiros é o processo de confirmação de que uma empresa atende aos critérios pré-estabelecidos pela Ypê e visam gerar maior segurança, confiança e transparência no relacionamento com os seus fornecedores.
A atividade é efetuada previamente a formalização de contratação e objetiva avaliar o nível de aderência dos terceiros aos requisitos legais e internos da companhia com a participação das Áreas de Conformidade, Qualidade, Fiscal e Meio Ambiente.
Considerando tal atividade, a Ypê conta com uma empresa especializada em sistemas de homologação de fornecedores, a qual, através de um Portal voltado para o negócio, realiza a certificação e monitoramento dos terceiros.
Para visualizar nosso código de conduta de fornecedores, clique no botão abaixo.
Investigação
Os relatos de elevada criticidade, passíveis de risco legal e/ou imagem à Ypê, poderão resultar em abertura de processo de investigação/apuração (sindicância), por determinação do Comitê de Integridade, que terá por objetivo a ampla apuração dos fatos e elaboração de parecer final, com recomendação de responsabilização ou não dos envolvidos.
As investigações das denúncias a partir do Canal de Ética seguem sob total sigilo e independência partindo do princípio da não retaliação dos denunciantes e apurando quais medidas disciplinares e correções de procedimentos de acordo com cada tipo de ocorrência.
Políticas e Procedimentos
Adicionalmente ao Código de Conduta, Código de Conduta de Fornecedores e ao Manual de Conduta Digital, a Ypê conta com um conjunto de políticas e normas internas que descrevem e formalizam diretrizes, orientações e limites de atuação e alçadas nos seus processos e devem ser respeitados por todos os colaboradores e membros da Alta Administração.
Tais documentos são revisados periodicamente para que estejam sempre atualizados conforme as práticas adotadas e estejam também aderentes ao ordenamento legal vigente. Destaca-se o comprometimento da Ypê na educação desses temas aos colaboradores, terceiros, fornecedores e aos membros da Alta Administração.
Nesse sentido, as principais políticas que permeiam o Programa estão definidas abaixo:
- Política de Conformidade e Anticorrupção.
- Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades.
- Política de Conflito de Interesse.
- Política de Interlocução com Agentes Públicos.
- Procedimento de Canal de Ética.
- Política de M&A (Mergers and Acquistions).
- Política de Medidas Disciplinares.
- Procedimento de Homologação e Cadastro de Fornecedores.
- Política de Poderes e Alçadas.
- Política de Gestão de Riscos.
- Política de Padronização de Documentos.
- Procedimentos de Doação e Patrocínios.
- Política da Segurança da Informação.
- Agentes de Conformidade
Código de Conduta
O Código de Conduta Ypê estabelece regras de comportamentos permitidos e proibidos, guiados por 8 princípios que estão destacados a seguir:
- INTEGRIDADE: Significa o respeito às leis do País e às normas que orientam as atividades da Ypê, bem como nosso comportamento como cidadãos e profissionais.
- TRANSPARÊNCIA E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES: As organizações são transparentes quando divulgam todas as informações relevantes, ainda que não obrigatórias por leis ou regulamentos, que de fato interessem aos seus públicos. A divulgação das informações deverá ocorrer somente por meio dos canais autorizados.
- COMPROMISSO COM A NOSSA GENTE: As obrigações entre empresa e seus funcionários devem ter caráter de reciprocidade, consagradas pelo Código neste princípio, que cuida das obrigações da empresa, e no princípio que dispõe sobre as obrigações dos colaboradores.
- COMPROMISSO COM A EMPRESA: Todos os funcionários devem estar comprometidos com a melhoria dos resultados da empresa que, por sua natureza de entidade econômica, depende desses resultados para sua sustentabilidade e para cumprir sua função social.
- RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: Por responsabilidade socioambiental entendemos a construção de uma cultura de respeito ao meio ambiente e de preocupação com as pessoas.
- RESPEITO À CONCORRÊNCIA: Defendemos que a livre concorrência é condição básica para a existência de um mercado equilibrado e bastante favorável aos interesses dos consumidores.
- SOLIDARIEDADE: A solidariedade é o nível mais alto do relacionamento humano porque estabelece o desejável equilíbrio entre o amor-próprio e o altruísmo.
- LIDERANÇA RESPONSÁVEL: Aos cargos de liderança não cabem apenas benefícios de ordem econômica, mas responsabilidades expandidas no que se referem à sustentabilidade da Empresa e à construção e manutenção de um bom ambiente de trabalho.
Em decorrência das mudanças ocorridas na sociedade em geral ao longo dos últimos anos e também da necessidade de aperfeiçoamento do relacionamento com os parceiros da Ypê, foi instituído o Código de Conduta para Fornecedores, o qual estabelece diretrizes e padrões mínimos de condutas esperadas nas relações comerciais com fornecedores e prestadores de serviços, e desses para com as respectivas cadeias de fornecimento de serviços e produtos, sempre atuando com transparência, integridade e sustentabilidade.
Clique aqui para conhecer o código de conduta Ypê
Comitê de Integridade
Órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, que tem por objetivo avaliar e monitorar a efetividade do Programa de Conformidade da Ypê e assessorar a Alta Administração quanto à aderência em relação ao programa vigente, nas deliberações quanto a medidas disciplinares relacionadas ao Canal de Ética e no reporte ao Conselho de Administração. Os papéis, responsabilidades e mecanismos de funcionamento desse colegiado estão estabelecidos formalmente no Regimento Interno do Comitê de Integridade.
O comitê faz parte do sistema abrangente de governança corporativa da Ypê que estabelece papéis e responsabilidades no que tange ao tema Conformidade e Ética nos Negócios em todos os seus níveis envolvendo Conselho, Comitês, Alta Administração e colaboradores.
Ética Digital
Sistema de valores e princípios adotados pela Ypê na condução de interações digitais com colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores, agentes públicos, regulamentadores e outras partes interessadas.
A Ypê é atenta à difusão e evolução de tecnologias, promove a contínua adaptação das suas práticas à realidade que lhe é apresentada.
Destaca-se, nesta Área, o Manual de Conduta Digital que define e orienta os colaboradores da empresa em relação à proteção das informações contra ameaças internas ou externas, propositais ou acidentais, estabelecendo diretrizes específicas, atribuições e responsabilidades da gestão da segurança de informação.
Para visualizar nosso manual de conduta digital, clique no botão abaixo.
Leis e Regulamentações
A Ypê conduz os seus negócios respeitando as leis, regulamentações e os agentes públicos. Nesse contexto, o programa foi construído com base nos seguintes requisitos legais:
Lei nº 12.846/2013 (“Lei Anticorrupção”) e Decreto nº 8.420/15- tratam da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira;
Lei nº 8.429/1992 – trata sobre responsabilização de agentes públicos;
Lei nº 8.666/1993 – trata sobre licitações;
Lei nº 12683/2012- trata sobre “Lavagem de Dinheiro”;
Lei nº 12.529/2011- trata sobre “Antitruste”;
Lei nº 13.303/16 – dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conhecida como Lei (de Responsabilidade) das Estatais; e Código Penal Brasileiro;
Também este programa está de acordo com 10º princípio do Pacto Global E Pacto Empresarial pela Integridade.
A Ypê participa do Programa de Estímulo à Conformidade Tributária – Nos Conformes (instituído pela Lei Complementar nº 1.320/2018), da Secretaria da Fazendo do Estado de SP (SEFAZ/SP), onde os contribuintes de ICMS são classificados de acordo com uma pirâmide de risco (entre A+ e E), em ordem descrente de conformidade tributária. Dentre os aspectos avaliados, está o grau de adimplência das obrigações pecuniárias e de aderência entre os documentos fiscais emitidos ou destinados ao contribuinte e os valores lançados em sua escrituração ou por ele declarados.
A Ypê possui classificação geral em A+, no Programa Nos Conformes.
Saiba mais em:
https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nosconformes/Paginas/Classificação-de-Contribuinte.aspx
Mapa de Riscos
O programa de Conformidade contempla a execução da avaliação das atividades da Ypê que envolvem a interação com a Administração Pública, o que permite a compreensão do grau de exposição da empresa ao risco de corrupção e fraudes e às necessidades específicas em termos de medidas de integridade.
A avaliação dos riscos deverá compreender alguns pontos tais quais:
- Estrutura organizacional da empresa e quantidade de colaboradores (funcionários, terceiros, estagiários/aprendizes).
- Contexto das interações dos colaboradores com a Administração Pública.
- Identificação e classificação dos riscos cujas áreas e atividades apresentem maior exposição à fraude e corrupção.
- Verificação da existência de mecanismos e controles internos que mitiguem os riscos de corrupção.
- Proposição de ações que objetivam ao fortalecimento do ambiente de controles internos e reporte ao Comitê de Integridade e à Alta Administração.
- A avaliação de riscos será efetuada de forma periódica pela Área de Riscos juntamente a Área de Conformidade e o acompanhamento efetivo servirá como base para o monitoramento do Programa de Conformidade.
Valores
Cuidado: Cuidamos da nossa gente, dos nossos clientes, do meio ambiente e da sociedade por meio da fabricação de produtos de qualidade, eficientes e acessíveis, que contribuem positivamente com a saúde e o bem-estar das pessoas e com a sustentabilidade do planeta.
Honestidade: significa falar a verdade, ser ético, íntegro e sincero, não somente com os outros, mas com nós mesmos. O trabalho honesto retrata nosso caráter e faz parte do que podemos deixar de bom. Pelos nossos gestos e exemplos é que seremos lembrados. Talvez não sejamos capazes de mudar o mundo, mas podemos ser uma referência do que é preciso para essa mudança.
Humildade: é reconhecer que não sabemos tudo e estarmos abertos a aprender sempre. É ter coragem de mostrar as dificuldades e reconhecer os próprios erros. É ter disposição para servir. É “não se achar” – o humilde olha, sorri e conversa com todas as pessoas com o mesmo respeito, independente de hierarquia, função ou qualquer outra característica.
Qualidade (de ponta a ponta): “Nossa melhor propaganda é a qualidade” em tudo o que fazemos. Devemos adotar as melhores práticas, de ponta a ponta, fazer sempre nosso melhor, ao melhor custo, seja nos produtos, processos internos, atendimento dos nossos clientes e consumidores. Devemos praticar a melhoria contínua em busca da excelência.
Senso de Dono: é uma atitude que devemos ter frente aos desafios, problemas e oportunidades. É não nos conformarmos com situações que podem ser melhores, sermos proativos e propositivos sempre. É colocar os interesses da Ypê acima dos interesses individuais, tendo sempre em mente o quanto nossas atitudes e ações contribuem para o crescimento da Ypê.
Simplicidade: é “pensar limpo”, é descomplicar e estar focado nos objetivos e nas soluções. É algo simples e fácil de entender, praticar e multiplicar. O simples não tem amarras com os detalhes preciosistas, busca somente o que agrega valor. A simplicidade nos traz leveza em tudo: pessoas, processos, relações.
Trabalho com Disciplina: Por meio do nosso trabalho, podemos realizar nossos sonhos e transformar a realidade à nossa volta. Precisamos planejar, organizar, agir e gerir nosso tempo, mantendo sempre a disciplina na execução. É essencial que cada um tenha a visão de sua parte no todo, atuando em equipe e zelando pela cadência das atividades. Sozinhos podemos ir rápido, mas, em equipe, vamos mais longe. O “trabalho tudo vence”.
Governança Corporativa
Programa de Conformidade

O Programa de Conformidade da Ypê tem como propósito consolidar um conjunto de direcionadores e instrumentos aplicados na organização, que visam garantir a conformidade na execução das atividades do negócio e na contribuição para que nossos conselheiros, administradores, colaboradores, terceiros com quem nos relacionamos, direta ou indiretamente, tenham uma compreensão simples e plena do nosso papel como cidadãos e empresa na construção de um mundo melhor.
O processo de construção do Programa de Conformidade considerou como fundamento o respeito às leis e aos nossos valores, que devem ser vivenciados no dia-a-dia. A partir disso, documentamos nossas práticas e condutas, contemplando referências externas que definimos como temas de sustentação para o nosso Programa.
Nesse sentido, buscamos o fortalecimento e aperfeiçoamento das práticas de integridade na condução dos negócios da Ypê e do ambiente de controle para prevenção e combate a atos que possam infringir, diretamente ou indiretamente, por mínimos que sejam, o ordenamento normativo vigente.
O Programa de Conformidade, ainda, reforça o compromisso da Alta Administração na manutenção de elevados padrões de conduta, incentivando boas práticas e princípios éticos. Como resultado, estabelecemos os critérios direcionadores e ferramentas que assim estão sintetizados por meio da “mandala” acima, que representa graficamente o nosso Programa.
Para visualizar nosso programa de conformidade, clique no botão abaixo.
A Ypê e a Sustentabilidade
O propósito de construir um mundo melhor sempre moveu a Ypê, inspirando a condução do nosso negócio e a relação com colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e consumidores. Queremos continuar a produzir nossa linha de produtos com a máxima qualidade e preços acessíveis, gerando impacto positivo para a sociedade e o planeta. Esses são os pilares que sustentam o dia a dia de nossa empresa há mais de sete décadas, essa é nossa forma de trabalhar.
Transformarmos nossos valores em ações, projetos e experiências cotidianas com todos aqueles que se relacionam com a Ypê. Os aprendizados e as inúmeras conquistas poderão ser conferidos em nosso Relatório de Impacto 2022.
Nossa visão, missão e valores refletem a nossa cultura de sustentabilidade, assim como nosso plano de impacto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e baseado nos princípios ASG (Ambiental, Social e Governança). De todos os temas que impactam a Ypê, priorizamos 8 deles na nossa Matriz de Materialidade.
Desenvolvida a partir da escuta ativa de nossos stakeholders, a matriz de materialidade é uma ferramenta que ajuda a Ypê a conhecer e priorizar temas com maiores impactos econômicos, ambientais e sociais para o nosso negócio.
Conheça nossos 8 temas materiais:
Dentro desses temas, desenvolvemos projetos que nos ajudam a concretizar nosso propósito e gerar impacto positivo nas comunidades onde estamos.
Compromisso com a nossa gente
Programas de educação: nosso crescimento é sustentado pelo incentivo ao aprimoramento das habilidades e do conhecimento técnico dos colaboradores por meio de programas de educação voltados a todos os níveis funcionais.
Melhores empresas para trabalhar: Selo GPTW (Great Place to Work) pelo segundo ano consecutivo, que reconheceu a Ypê como uma das melhores empresas para se trabalhar.
Selo Women on Board: apoiada pela ONU Mulheres, a iniciativa valoriza a presença de mulheres em conselhos de administração ou consultivos. Atualmente, nosso Conselho de Administração conta com uma representatividade feminina de quase 40%, 2,5 vezes maior que a média nacional.
Programa de Voluntariado: promove a realização de ações voltadas para a comunidade, envolvendo a participação da sociedade e de nossos colaboradores. Baseado nos pilares Educação, Meio Ambiente, Filantropia e Assistência Social, o Programa gera impactos positivos e fortalece valores como cidadania, ética, governança e cooperação. Ao mesmo tempo, promove o desenvolvimento de habilidades e competências dos colaboradores, como liderança, solidariedade, empatia e comprometimento.
Responsabilidade Socioambiental e Consumo Consciente
A Ypê desenvolve diversos projetos por meio de parcerias com outras instituições em prol do meio ambiente e da sociedade.
SOS Mata Atlântica: projetos Florestas Ypê, Observando os Rios e Rios Sem Plástico.
Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora): Projeto Plantar Vida.
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC): Projeto Dê a Mão para o Futuro.
Serviço Espírita de Proteção à Infância (SEPI): projetos Policial Mirim, Bombeiro Mirim, Cidadão do Amanhã, Pensando no Futuro, Legoteca e Construindo Valores.
Instituto Brasil Solidário (IBS): Projeto Jogos de Educação Financeira.
Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA): projeto para elevação das taxas de cura e melhoria a qualidade de vida de jovens carentes com câncer.
Mansão do Caminho: oferece atividades assistenciais para cerca de 5 mil pessoas diariamente.
Saiba mais na seção PROJETOS
Água
A Ypê tem um longo histórico de atuação relacionado à água, com foco no uso dos recursos hídricos na cadeia de valor, captação de água da chuva, qualidade da água, gestão de água e de efluentes.
Desde 1977, contamos com um sistema de captação da água da chuva em Amparo (SP), que foi mantido e ampliado ao longo do tempo. Em 2012, várias medidas foram adotadas nas unidades fabris e colaboraram para que a Ypê reduzisse em 19% o consumo de água em sua operação.
Projetos como o Florestas Ypê, Observando os Rios e Rios Sem Plástico, em parceria com a SOS Mata Atlântica, são importantes para manter e cuidar desse recurso natural essencial para a vida de todos.
Em 2021, iniciamos o projeto Plantar Vida, junto ao Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), focado na recuperação da resiliência hídrica do Rio Camanducaia, fonte essencial de abastecimento da região de Amparo e cidades do entorno.
Nossa unidade fabril em Anápolis (GO) implantou a biotecnologia de jardins filtrantes para o tratamento de efluentes industriais, efluentes domésticos e reuso de água.
Uso de materiais e insumos sustentáveis
Para fomentar o uso de materiais e insumos sustentáveis, a Ypê conta com uma área dedicada aos projetos, design e desenvolvimento de embalagens. A atuação da área permite ampliar a inserção de materiais reciclados e recicláveis na composição das embalagens e o uso de novas tecnologias. Nos últimos sete anos, a Ypê utilizou em média 50% de resina PET reciclada em substituição ao PET Virgem para a fabricação dos frascos.
Investimos em iniciativas que envolvem toda a cadeia de valor por meio do apoio a cooperativas que fomentam a reciclagem e a circularidade no país, como o Programa Dê a Mão para o Futuro, que trabalha com 178 cooperativas de reciclagem em 111 municípios brasileiros, gerido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
A inovação também é nossa aliada para oferecer produtos cada vez mais sustentáveis aos consumidores. O Lava-louças Gel Concentrado Ypê Green, com certificado Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira, é um produto biodegradável formulado com ingredientes de origem vegetal, fragrância 100% natural e com ativos de limpeza oriundos de fontes renováveis. O Sabão Ypê Natural é produzido em base 100% vegetal, também é biodegradável, livre de corantes e leva óleos essenciais na sua composição.
Relacionamento com o cliente
Nossos clientes incluem varejistas, atacadistas e consumidores finais, com os quais buscamos a melhoria contínua da experiência e do atendimento por meio do desenvolvimento de produtos acessíveis e de qualidade. Presente em mais de 94% dos lares brasileiros*, a Ypê está sempre atenta às necessidades dos consumidores. Nessa direção, criamos o Ypêdia (https://ypedia.com.br), um canal dinâmico e interativo com dicas para deixar as tarefas domésticas cada vez mais práticas e de atitudes mais sustentáveis.
Somos uma das marcas de maior destaque do Folha Top of Mind, estudo realizado pela Folha de S. Paulo. Em 2021, fomos premiados pela 14ª vez na categoria Preservação do Meio Ambiente, pela 6ª vez em Detergente e estreamos vitoriosos na categoria Desinfetante.
Em 2022, conquistamos pela segunda vez consecutiva o Prêmio Marcas de Confiança, promovido pela Revista Seleções e Instituto Datafolha, na categoria Produtos de Limpeza.
Cadeia de valor e fornecimento responsável
A Ypê trabalha constantemente para garantir uma cadeia de valor ética, com os mesmos padrões de conformidade e atendimento da legislação. Esse compromisso é reforçado pela atualização do processo de homologação de fornecedores, que permitiu o aprimoramento das questões de segurança, transparência e efetividade da estratégia da marca. O desenvolvimento de soluções sustentáveis e o engajamento dos nossos fornecedores também conta com o nosso incentivo à adoção das melhores práticas em suas próprias cadeias de suprimentos.
Ética, integridade e combate à corrupção
A Ypê é reconhecida pela Controladoria Geral da União (CGU) como Empresa Pró-Ética 2020-2021, assumindo o compromisso público e voluntário em favor da ética nos negócios e de combate à corrupção. Desde 2020, a Ypê também é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, iniciativa do Instituto Ethos que busca promover um mercado mais íntegro e ético.
Energia e Clima
Como forma de contribuir para a desaceleração das mudanças climáticas, a Ypê busca reduzir o consumo de energia elétrica não renovável e tem adotado alternativas logísticas de menor impacto ambiental, como cabotagem, ferrovias e veículos movidos a energia elétrica.
O investimento de R$ 26,5 milhões em um sistema para a geração de calor a partir do uso de biomassa, um combustível renovável, na linha de produção de lava-roupas em pó das unidades de Amparo (SP) e Salto (SP) reduziu nossas emissões de gases de efeito estufa em 50% entre 2017 e 2019.
Para visualizar o Relatório de impacto, clique no botão abaixo.
Responsabilidade Social
Consciente da sua responsabilidade social e alinhada à missão, aos valores e ao propósito de trabalhar pela construção de um mundo melhor, a Ypê adota como prática o apoio a ações sociais, de meio ambiente, educação e saúde.
No campo da responsabilidade social, a Ypê apoia o SEPI, uma entidade assistencial sem fins lucrativos, que há mais de 46 anos atende crianças e adolescentes dos municípios de Amparo (SP). A missão do SEPI é educar crianças e adolescentes para a prática da cidadania, propiciando-lhes condições para que se desenvolvam de forma integral, considerando suas capacidades físicas, intelectuais, emocionais e morais.
Desde 2002, a Ypê contribui com a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e de melhorar a qualidade de vida de jovens carentes com câncer. Em Salvador, a empresa apoia a Mansão do Caminho, instituição filantrópica e sem fins lucrativos, em Salvador (BA), que realiza atividades assistenciais para cerca de 5 mil pessoas diariamente.
A Ypê também utiliza as Leis de Incentivo para apoio a projetos sociais, culturais e esportivos, a exemplo da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a Lei Federal Audiovisual, Leis Estaduais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e Fundos para Infância e Adolescência – FIA/FUMCAD.
Nosso Programa de Voluntariado busca engajar nossos colaboradores e toda a comunidade em ações focadas em educação, meio ambiente e filantrópicas/assistenciais. Essas iniciativas são feitas em comunidades em que a Ypê está inserida. Em 2021, realizamos atividades na Creche São Cristóvão, em Amparo (SP), com brincadeiras que ensinam por meio da música e da contação de histórias.
São ações que nos conectam com a sociedade e as comunidades onde estamos. Um bom exemplo é nossa parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) para implementação do projeto “Jogos de Educação Financeira”, que vai impactar de forma divertida e educativa mais de 30 mil estudantes em diversos municípios em que a companhia possui unidades fabris, como Amparo (SP), Salto (SP), Simões Filho (BA), Itajubá (MG), Itapissuma (PE), Anápolis (GO) e Goiânia (GO).
Código de Conduta Ypê
O Código de Conduta Ypê se aplica a todos os nossos colaboradores e terceiros, bem como às nossas coligadas ou controladas, sócios e administradores. O documento serve como orientador dos comportamentos esperados e não esperados pelos públicos no desempenho de suas funções.
Os comportamentos esperados e não esperados pela Ypê descritos no Código de Conduta são guiados por oito princípios:
INTEGRIDADE: Significa o respeito às leis do País e às normas que orientam as atividades da Ypê, bem como nosso comportamento como cidadãos e profissionais.
TRANSPARÊNCIA E DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES: As organizações são transparentes quando divulgam todas as informações relevantes e que de fato interessem aos seus públicos, o que deverá ocorrer somente por meio dos canais autorizados.
COMPROMISSO COM A NOSSA GENTE: As obrigações entre empresa e seus colaboradores devem ter caráter de reciprocidade, consagradas pelo Código neste princípio, que trata das obrigações da empresa, e no princípio que dispõe sobre as obrigações dos colaboradores.
COMPROMISSO COM A EMPRESA: Todos os colaboradores devem estar comprometidos com a melhoria dos resultados da empresa.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: A construção de uma cultura de respeito ao meio ambiente e de preocupação com as pessoas.
RESPEITO À CONCORRÊNCIA: Defendemos que a livre concorrência é condição básica para a existência de um mercado equilibrado e bastante favorável aos interesses dos consumidores.
SOLIDARIEDADE: A solidariedade é o nível mais alto do relacionamento humano porque estabelece o desejável equilíbrio entre o amor-próprio e o altruísmo.
LIDERANÇA RESPONSÁVEL: Responsabilidades expandidas no que se refere à sustentabilidade da Empresa e à construção e manutenção de um bom ambiente de trabalho.

Código de Conduta para Fornecedores
A Ypê preza pelos mais elevados padrões éticos e pelo profissionalismo na relação com a sua cadeia de valor. Lançado em 2020, o Código de Conduta para Fornecedores representa uma demanda necessária no contexto da atuação da Ypê, uma vez que contamos com diversos tipos de fornecedores. Assim, o documento é uma ferramenta fundamental para a companhia no sentido de garantir a conformidade ao longo de toda a nossa cadeia de valor.
Com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento com os nossos fornecedores e prestadores de serviços, o Código de Conduta para Fornecedores estabelece diretrizes e padrões mínimos de condutas esperadas nas relações comerciais com esses públicos. Ao mesmo tempo, também esperamos que tais diretrizes e padrões de conduta sejam adotados em suas respectivas cadeias de fornecimento, sempre orientadas pela transparência, integridade e sustentabilidade.
E, com o objetivo de disseminar práticas e o engajamento ético, a Ypê recomenda aos parceiros de negócios que adotem Programas de Conformidade.
Ao declarar o seu aceite ao Código, os fornecedores e prestadores de serviço da Ypê reconhecem que todas as relações comerciais e contratos com a empresa, existentes e futuros, deverão atender às disposições contidas no documento.

Política de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
A Política de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Ypê está alinhada ao nosso compromisso de contribuir com a saúde e o bem-estar das pessoas, com produtos de higiene e limpeza práticos, eficientes e sustentáveis. Reafirmando a nossa responsabilidade de construir um mundo melhor, o documento baseia-se em cinco princípios norteadores:
1. Conformidade legal
Cumprir os requisitos da legislação vigente no país aplicáveis ao negócio, bem como os procedimentos internos definidos pela organização, superando-os sempre que possível.
2. Utilização racional dos recursos naturais e ciclo de vida sustentável do produto
Buscar a redução de perdas e desperdícios, a eliminação de geração de resíduos e, sempre que possível, as fontes renováveis e as tecnologias limpas, visando a garantia da disponibilização de recursos para as gerações futuras.
3. Prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e poluição
Incorporar a cultura de prevenção a todos os processos, colaboradores e prestadores de serviços por meio do cumprimento dos Mandamentos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), programas e campanhas internas.
4. Buscar a melhoria contínua
Testar periodicamente nossos processos mediante a realização de auditorias e inspeções para avaliação da eficácia, bem como oportunidades de inovação.
5. Desenvolvimento das pessoas
Despertar a conscientização nos nossos colaboradores, proporcionando educação e treinamento como parte da formação profissional e incentivando hábitos sustentáveis e consumo consciente na comunidade.
Transparência
Demonstrações financeiras
Desde 2008 a empresa tem suas demonstrações financeiras auditadas por auditores externos independentes e conceituados, respeitando as normas internacionais de auditoria e legislações vigentes.
Para reforçar o compromisso dos sócios com a confiabilidade das demonstrações financeiras o processo de auditoria foi conduzido pela KPMG entre 2008 e 2018, passando a ser realizado pela EY (Ernst & Young) a partir de 2019.
Contratos firmados com a administração pública
A Ypê não tem nenhum contrato ativo com a administração pública, bem como não participa de licitações.
Segurança da Informação
A informação é um ativo importante para a empresa! Cada dado precisa ser protegido para garantir a integridade de toda a estratégia da empresa.
Mas não pensamos somente nas informações! Pensamos também nas pessoas e em toda a infraestrutura da empresa. Segurança da informação para nós é uma prática executada no dia-a-dia de toda a empresa!
Com isso definimos uma política de Segurança da Informação e Privacidade, com diretrizes para a nossa atuação tanto interna quanto externamente:
1- Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e privacidade das informações através do uso de ferramentas que permitam um nível maior de segurança e privacidade para:
- Proteção dos dados e sistemas contra ameaças internas e externas;
- Proteção contra acessos, cópias, leituras e destruições indevidas;
- Proteção contra modificações não autorizadas e que possam impactar negativamente a imagem da empresa;
- Uso de dados pessoais autorizados e de acordo com a LGPD
2- Assegurar a continuidade dos negócios, através da definição de processos e sistemas críticos contra falhas e desastres;
3- Conscientizar todos os colaboradores sobre diretrizes e boas práticas de segurança da informação e privacidade de dados e no uso correto dos ativos corporativos;
4- Definir uma gestão de incidentes buscando a proteção, detecção, resposta e recuperação contra ataques cibernéticos;
5- Assegurar o comprometimento da Alta Direção para a busca da melhoria contínua dos processos e recursos necessários para elevação da maturidade em segurança da informação e privacidade de dados.
C-SY0001 – Política de Segurança da Informação, aprovada pela Diretoria e Presidência.
Caso identifiquem algum possível desvio relacionado a segurança da informação e privacidade, nos contate através do nosso Canal de Denúncia, disponível em nosso site.
