
Carta Conclusão
ANÁLISE CONCLUSIVA | AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA (ACV) DO LAVA ROUPAS CONCENTRADO TIXAN PRIMAVERA, MACIEZ E SENSITIVE – LOTES FABRICADOS ATÉ 19/01.
A QUÍMICA AMPARO, fabricante dos produtos YPÊ, com objetivo de validar mais uma de suas ações de sustentabilidade, realizou em parceria com a Fundação Espaço ECO, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) da linha de produtos Lava Roupas Tixan Ypê Concentrado.
O estudo mostrou que a formulação concentrada apresenta melhor desempenho ambiental quando comparada à formulação regular nos dois tipos de embalagens (cartucho e sachê/flexível) apresentando melhoria para o produto com relação aos impactos de ciclo de vida – análise dos aspectos ambientais e impactos potenciais (positivos e negativos) ao longo da vida de um produto ou serviço – como por exemplo:
Mudanças Climáticas: redução de 3% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE)*;
Depleção de Recursos: redução média de 15% no esgotamento de recursos hídricos*;
Esgotamento de Recursos Fósseis: redução média de 11%*;
Esgotamento de recursos e minerais metálicos: redução média de 39%*.*Relação entre a formulação regular e a formulação concentrada.As fases analisadas desde o início do processo até a degradação no meio ambiente com maior contribuição ao longo do ciclo de vida variam conforme impacto nas categorias como por exemplo: toxicidade humana, mudanças climáticas, formação de ozônio fotoquímico, acidificação, eutrofização marinha e eutrofização de água doce. A fase de ‘fim de vida’ apresenta maior contribuição no ciclo de vida, pois dentro desta fase, a etapa de tratamento de efluentes apresenta maior contribuição nas mesmas categorias.Para as categorias de impacto de depleção da camada de ozônio, de recursos minerais e metais, de recursos fósseis e usos da terra, a fase de ‘matéria-prima e produção’ apresentou a maior contribuinte para todas as alternativas analisadas. Dentro desta fase, a etapa de formulação é o principal contribuinte, com predominância de alguns insumos específicos.Apesar de se saber que cada estudo pode ter premissas e escopos distintos, dentre outras particularidades, de maneira geral, o resultado obtido neste estudo assemelha-se aos resultados encontrados em estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para produtos de cuidado com as roupas, tais como aqueles realizados por empresas do mesmo segmento e disponíveis em meios eletrônicos.
Assim, temos como principais conclusões:
Que é possível observar que a formulação do Lava Roupas Concentrado Tixan Ypê – em ambas as embalagens (cartucho e sachê/flexível) apresenta melhor desempenho ambiental em relação as categorias de impactos analisadas pelo presente estudo em comparação com a formulação regular do Lava Roupas Tixan Ypê – das embalagens analisadas;
As etapas do ciclo de vida mais contribuintes para os impactos observados são a de fim de vida (disposição final dos materiais pós-consumo) e matéria-prima e produção. Em algumas categorias de impacto, a etapa de uso também apresentou significativa contribuição;
No fim de vida, o principal contribuinte é o processo de tratamento de efluentes. Já na matéria-prima e produção, o principal contribuinte é o impacto da pré-cadeia dos compostos químicos que compõem a formulação, principalmente de insumos específicos.

*Em Máquinas de lavar roupas de 6kg.
**Os resultados do estudo são referentes a dosagem recomendada nas embalagens para o uso do produto em sua versão concentrada e/ou na versão regular do produto.
***Para os veículos utilizados nos transportes, utilizou-se o padrão europeu de emissões conforme classificação Euro 5, de acordo com a fase P-7 do Programa de controle de emissões veiculares – PROCONVE (CONAMA, 2008), vigente no cenário brasileiro atualmente.