No dia mundial da água a Ypê reforça seu compromisso em preservar o nosso bem natural mais precioso, a água

19 de março de 2015 4350 visualizaram

São Paulo, 19 de março de 2015 – O Brasil vem enfrentando a maior crise hídrica de sua história e a escassez deste recurso se agrava rapidamente por todo o país. No dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, momento oportuno para refletirmos sobre o consumo consciente e práticas sustentáveis que podem, a médio e longo prazo, contribuir para a melhora do cenário atual.

A Química Amparo, fabricante dos produtos Ypê, Assolan e Perfex, que este ano completa 65 anos, tem em sua missão o compromisso com a produção de produtos eficientes, práticos e sustentáveis. Portanto, a gestão austera e racional dos recursos naturais é um dever, somado ao fato de que a água é principal matéria-prima da empresa que busca iniciativas para a máxima redução e aproveitamento da água em todas as unidades fabris.

Reutilização de efluente tratado

Nas instalações da Ypê, toda a água proveniente dos processos produtivos e esgoto doméstico são tratados para que seja reutilizada nos processos industriais e jardinagem. Desta forma a empresa contribui para a despoluição dos mananciais e garante o ecossistema regional, uma medida de responsabilidade dentro de uma visão global de proteção ambiental.

Captação de água da chuva

Na sede da empresa, em Amparo (SP), a Ypê conta com 10 tanques capazes de estocar 8.000m³ de água de chuva. Em 2014, com um índice pluviométrico de 877mm, apenas com este recurso, foi possível captar água equivalente a quantidade suficiente para abastecer cerca de 20.000 pessoas durante 30 dias.

Iniciativas para a utilização racional da água trazem grande redução de consumo nas unidades da empresa. Em Salto (SP), por exemplo, a redução de consumo de água em 2014 foi de 27%, em Anápolis (GO) a redução foi de 23%, em Simões Filho (BA) a redução foi de 10% e, em Amparo (SP), na sede da empresa, nos últimos 4 anos, houve uma aumento de 6% na produção, mas redução de 8% da captação água do rio Camanducaia.

“Mais do que incentivar nossos consumidores e outras empresas a terem práticas que harmonizem desenvolvimento, produtividade e a racionalização do uso dos recursos naturais, para a Ypê ter a sua marca associada à preservação ambiental aumenta ainda mais a responsabilidade e motiva a empresa a continuar trabalhando para fomentar os hábitos sustentáveis em nossos parceiros e consumidores”, afirma Cinthia Hax, gerente de Meio Ambiente.

Embalagens “amigas da natureza”

Fabricante da grande maioria de suas embalagens, a Ypê possui uma área de tecnologia de embalagens, que com projetos de minimização do consumo de matéria-prima para suas composições plásticas, de papel e papelão. Desde 2009 já foram economizados cerca de 8.500 toneladas de matéria-prima. Isso representa quase 60 mil árvores poupadas no processo de produção das embalagens dos produtos Ypê.

Na sede da empresa, em Amparo, todas as embalagens plásticas de detergente líquido já são produzidas com 50% de matéria-prima reciclada e todas as caixas de papelão são compostas com 40% de papel reciclado. Todas as embalagens que acondicionam os produtos Ypê, pós-uso, são passíveis de reciclagem.

Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com aproximadamente 4.000 funcionários, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan Ypê e Perfex.

Sustentabilidade e a Ypê

A sustentabilidade sempre esteve presente no DNA da empresa ao longo dos seus 64 anos. Vencedora na categoria Meio Ambiente do Top Of Mind por oito anos consecutivos, a Ypê foi pioneira no planejamento de produtos com foco sustentável e se destaca pela qualidade de seus produtos, pela inovação constante e pelas iniciativas socioambientais, a exemplo do projeto Florestas Ypê, que em 2014 totalizou o plantio meio milhão de árvores nativas da Mata Atlântica em regiões de mata ciliar e é realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, como parte do programa Florestas do Futuro. O projeto visa restaurar as áreas degradadas e contribuir para a conservação da água e da biodiversidade em prol das futuras gerações.