Saber como lavar roupa de bebê é muito importante para mães, pais e cuidadores, pois o enxoval requer cuidados especiais.

Mas não se aflija: neste artigo mostramos que não é uma tarefa complicada. Leia os tópicos a seguir para aprender que produtos usar e não usar, como e quando lavar as roupas. Vamos nessa?

Por que lavar roupa de bebê requer cuidados especiais?

Bebês, como você já deve saber, são fofos e delicados. E a pele dessas pessoinhas que acabaram de chegar ao mundo é sensível. Aliás, não só a pele, mas também o sistema respiratório, olfato e demais funções do corpinho, que ainda precisam se desenvolver. Por isso, é preciso cuidado ao lavar roupa de bebê, bem como roupa de cama, panos e todo o enxoval, para evitar irritações e alergias.

O primeiro desses cuidados deve ser tomado antes mesmo do nascimento da criança: é preciso lavar as roupinhas antes do primeiro uso. Isso porque pode haver, nos tecidos, restos de materiais de limpeza, ácaros, pó, além de impurezas do próprio manejo. Por quantas mãos você acha que aquela peça de roupa passou antes de chegar ao quartinho do seu bebê?

Mas não precisa colocar todo o enxoval na máquina antes do nascimento; lavar apenas as peças que você usará com a criança no primeiro mês já está de bom tamanho. As demais, você vai lavando com o tempo, quando se tornarem necessárias.

Outro cuidado é não misturar as roupas do bebê com as do resto da família na hora de lavar. Como já dissemos acima, os bebês têm a pele delicada e seu organismo ainda não está acostumado com as sujeiras e os germes que são corriqueiros para nós.

Também é importante separar utensílios, como balde ou bacia, exclusivos para lavar as roupas do bebê. E, de preferência, compre utensílios novos, que ainda não tenham tido contato com produtos fortes e sujeira pesada.

O que usar o que não usar para lavar roupa de bebê

Para lavar as roupinhas do seu bebê, utilize um sabão em barra de coco ou de glicerina, ou sabão líquido específico para esse tipo de roupa. Se for usar amaciante, é preciso que seja de um tipo feito especialmente para peles sensíveis.

Evite usar os lava-roupas tradicionais, amaciantes comuns e alvejantes, pois são produtos com princípios ativos ou odores muito fortes para os bebês.

Como lavar roupa de bebê: confira tutoriais

Agora que você já viu quais cuidados tomar e que produtos utilizar para lavar roupa de bebê, vamos aprender como fazer a lavagem?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é: lavar as roupas do bebê na mão ou na máquina? Algumas pessoas acreditam que a lavagem manual é melhor para não estragar as roupinhas. Mas, hoje em dia, a maioria das máquinas tem ciclo para roupas delicadas.

Além disso, você pode comprar sacos especiais para colocar as roupas de bebê na máquina. Afinal, o tempo é uma questão importante na rotina de cuidado, por isso a lavadora presta um grande auxílio aos cuidadores.

Usando o tanque ou a máquina, um cuidado essencial na lavagem é com o enxágue: certifique-se de que as roupinhas sejam bem enxaguadas. Isso porque restos de sabão ou de amaciante podem provocar alergias e irritação na pele sensível do bebê.

Como lavar roupa de bebê à mão

  • Coloque água em um balde ou bacia específico para esse uso;

  • Na água, misture o sabão líquido ou dissolva um pouco do sabão em barra;

  • Coloque as roupas na água e esfregue manualmente uma a uma, fazendo movimentos circulares;

  • Depois de esfregar peça por peça, deixe as roupas de molho por cerca de 15 minutos;

  • Enxágue abundantemente em água corrente, até retirar todo o sabão;

  • Se for usar amaciante, coloque as peças de molho com o produto diluído em água, seguindo as instruções do rótulo;

  • Se não usar amaciante, torça as roupas e coloque-as para secar (usando varal ou secadora);

  • Caso tenha usado amaciante, enxágue novamente cada peça em água corrente, torça e ponha para secar.

Como lavar roupa de bebê na máquina

  • Coloque as roupas na máquina. Se preferir, use sacos especiais para proteger as peças;

  • Ponha o sabão e o amaciante nos seus compartimentos específicos, nas quantidades indicadas nos rótulos;

  • Escolha o programa de lavagem para roupas delicadas;

  • Após o fim do ciclo, retire as roupas da máquina e coloque-as para secar no varal ou na secadora.

Como lavar roupa de bebê pela primeira vez

Como já dissemos acima, a roupa do bebê deve ser lavada antes do primeiro uso. Algumas semanas antes do parto, providencie que o enxoval seja lavado. Calma, não precisa lavar tudo de uma vez. Para poupar trabalho, lave só as peças que serão utilizadas nas primeiras semanas.

Retire etiquetas e outras partes de metal ou plástico que possam ter sido colocadas nas peças, separe as roupas por cores e lave-as normalmente. Mais adiante, quando o bebê for crescendo e você for comprando ou ganhando roupinhas novas, também será preciso lavá-las antes do primeiro uso.

Como lavar roupa de bebê usada

Se o seu bebê ganhou roupas usadas ou se você as comprou em um brechó infantil, vale a mesma regra: é preciso lavar antes do primeiro uso.

Verifique, com bastante cuidado, se há joaninhas, alfinetes ou alguma etiqueta que possa machucar ou irritar a pele do bebê.

Além disso, veja se há algum sinal de mofo ou bolor na roupa. Caso haja, o ideal é descartar a peça.

A roupinha está manchada? Tente remover a mancha deixando de molho e esfregando com os mesmos produtos que você usa na lavagem normal. Não use produtos tira-manchas convencionais, pois o mais importante, aqui, é cuidar da pele sensível da criança. É melhor deixar uma manchinha na roupa do que causar uma reação alérgica no seu bebê, não é mesmo?

A roupa de bebê precisa secar no sol ou na sombra?

A roupa de bebê, em geral, pode secar tanto no sol quanto na sombra, ou mesmo na secadora. Mas vale sempre consultar, antes da primeira lavagem, as instruções da etiqueta, que geralmente informam as possíveis restrições de secagem.

Se o tipo de tecido ou estampa desbota se pendurado ao sol, seque essa roupinha na sombra. Nos demais casos, pode pendurar ao sol, sem problemas. Depende apenas da orientação solar do seu varal.

Faz mal não passar a roupa do bebê?

A maioria das roupinhas de bebê pode ser passada a ferro. Consulte as instruções da etiqueta, para os casos de tecidos ou estampas que não possam ter contato com ferro quente.

Mas não é obrigatório passar ferro quente, pois o sabão que você já usou na lavagem eliminou a maioria dos germes.

Outro tipo de peça que pede cuidados especiais na hora da limpeza são as roupas íntimas. Confira aqui nosso tutorial para higienizá-las corretamente!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados