Você já sabe como organizar livros na sua casa? Há vários critérios diferentes para fazer isso; o importante é encontrar a forma que mais combine com você.

Neste artigo, daremos várias dicas para manter sua biblioteca sempre bonita e organizada.

Por que é importante organizar livros?

Organizar seus livros é importante, em primeiro lugar, para que você os encontre quando precisar. Seja para estudo, seja para lazer, é importante saber onde cada livro está.

Além disso, uma biblioteca organizada é mais fácil de manter limpa e ajuda a evitar que seus livros sejam danificados por mau armazenamento.

Outro ponto a considerar é a aparência: além de úteis pelo conteúdo, os livros também podem ser itens de decoração. Então, quanto mais organizados você os deixar, melhor.

Que espaços usar para guardar livros?

Em que parte da casa guardar os livros e que móveis e acessórios utilizar? Tudo depende do espaço que você tem e do uso que você faz dos livros. Lembre-se: livros utilizados com mais frequência precisam ficar em lugares de fácil acesso.





Por isso, confira algumas opções de espaços para acomodar sua biblioteca:

  • Estante: pode ficar na sala, se o objetivo for decorar o ambiente, mas também no escritório ou em um quarto, se você tiver espaço para isso.

  • Guarda-roupas: antes de destinar algumas prateleiras do seu armário para isso, lembre que livros são pesados. Portanto, use prateleiras mais baixas e certifiquem-se de que elas suportam o peso.

  • Caixas: podem ser uma opção para organizar livros que você não usa com frequência. Use caixas com tampa, para evitar o acúmulo de poeira e tome cuidado para evitar danos aos livros na hora de acondicioná-los.

  • Nichos: use-os para decorar a parede da sala ou do quarto de um jeito criativo.

  • Mesa: se você usa uma escrivaninha, pode aproveitar para colocar livros que sejam úteis ao trabalho ou estudo. Aqui, tome cuidado para não abarrotar o espaço: reserve um canto para acomodar os livros, que podem ficar deitados ou de pé.

Dica: se você colocar seus livros de pé em uma prateleira ou mesa e eles não preencherem todo o espaço, use suportes em L para evitar que caiam.

Como organizar livros: que critérios usar

Para manter sua biblioteca sempre organizada, é importante usar um método para separar os livros. Assim, você sempre acha o que está procurando, poupando tempo na sua rotina. Você decide como classificar e pode, também, combinar várias formas de separação.

Confira algumas dicas de como organizar livros usando diferentes critérios:

  • Por tipo: ficção/não-ficção, livros de estudo/de trabalho/de lazer;

  • Por área do conhecimento: filosofia, história, culinária, literatura… se sua biblioteca abrange vários campos, esse pode ser um bom critério;

  • Por tamanho: colocar livros grandes com grandes e pequenos com pequenos deixa sua biblioteca com uma aparência mais harmoniosa;

  • Lidos x não lidos: deixar separados os livros que você ainda não leu pode ser um bom incentivo para colocar a leitura em dia;

  • Por idioma;

  • Por autor;

  • Por tipo de capa: capa dura, brochura, edições especiais;

  • Por cores: se o objetivo é aproveitar os livros para deixar mais estilosa a decoração de casa, que tal tentar dar um belo efeito separando-os por cor?

Como organizar livros: cuidados de conservação

É preciso tomar alguns cuidados com os livros para evitar que estraguem ou que tragam problemas para a saúde das pessoas na casa. Confira algumas dicas de conservação da biblioteca doméstica.

  • O papel costuma atrair traças e outros insetos. Leve isso em consideração se optar por guardar livros no guarda-roupas, por exemplo;

  • Para evitar traças e fungos, mantenha os livros sempre em local arejado e livre de umidade;

  • Abra os livros de vez em quando para verificar se há insetos entre as páginas;

  • Limpe os livros de vez em quando, para evitar o acúmulo de poeira. Para isso, você pode usar um pano levemente umedecido;

  • Lave as mãos antes de usar os livros.

Como escolher livros para doar

Se você tem livros ocupando espaço na sua casa e não sabe o que fazer com eles, que tal doá-los? Há diversos locais que aceitam doações de livros usados, como escolas, bibliotecas públicas, centros comunitários e cursinhos populares.

Como saber que livros doar? Uma dica é separar os que têm valor afetivo, como os que você ganhou de presente de alguém especial ou que significam alguma conquista pessoal.

Outro critério é o da disposição de ler de novo ou não. Se você leu um livro e o deixou intocado por anos, faz sentido mantê-lo na estante quando houver a necessidade de abrir espaço?

Certamente há, em algum lugar, pessoas que farão bom uso dos seus livros se você doá-los. Compartilhe conhecimento.

Curtiu o conteúdo? Então confira também nosso texto com o passo a passo para limpar móveis de madeira adequadamente!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados