Composteira doméstica: como fazer?
Já pensou em transformar o lixo que sobra dos alimentos da sua cozinha em adubo para as plantas? Com uma composteira orgânica isso é possível – aliás, é uma ótima pedida para quem deseja ter um estilo de vida mais sustentável! A composteira funciona como um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos, ajudando a reduzir […]
- Sumário
Já pensou em transformar o lixo que sobra dos alimentos da sua cozinha em adubo para as plantas? Com uma composteira orgânica isso é possível – aliás, é uma ótima pedida para quem deseja ter um estilo de vida mais sustentável!
A composteira funciona como um sistema de reciclagem de resíduos orgânicos, ajudando a reduzir o lixo produzido em casa.
Ela é compacta, não produz nenhum cheiro e não atrai insetos, além de ser simples de montar! Os tópicos desta matéria serão:
O que é uma composteira doméstica?
Quais os benefícios da composteira doméstica?
Como fazer uma composteira doméstica?
7 dicas para cuidar da sua composteira doméstica
O que é composteira doméstica?
A composteira doméstica é como um sistema de reciclagem voltado aos resíduos orgânicos que produzimos em casa, como: cascas de frutas, verduras, borra de café, cascas de mandioca, entre outros.
Existem três camadas em uma composteira:
1. A de cima, que serve para depositar o lixo orgânico;
2. A do meio, onde colocamos terra. Nessa terra, estão presentes minhocas e micro-organismos que ajudam a transformar os resíduos em adubo orgânico;
3. A última camada é onde fica o líquido, resultante do processo de compostagem. Chamamos esse líquido de chorume, que é rico em nutrientes e ótimo para regar plantas.
O que acontece com os resíduos domésticos colocados na composteira doméstica?
Eles passam por um processo lento e natural de decomposição, que acontece à medida que fungos e bactérias tomam conta dos resíduos e reagem à presença de oxigênio. O resultado é o húmus, um adubo caseiro de boa qualidade.
Confira o passo a passo para montar uma horta em casa!
Quais os benefícios da composteira doméstica?
Podemos classificar a composteira doméstica como um ecossistema higiênico que possui benefícios para o meio ambiente e também para nós.
Dá uma olhada no tanto de vantagens que ela traz:
Tratando os resíduos, ajudamos a evitar emissões de gás metano no ar (esse gás é responsável por agravar o efeito estufa);
Evitamos que os solos de aterros e lixões sejam contaminados;
Ajudamos o meio ambiente como um todo;
Reduzimos o lixo produzido.
Como fazer uma composteira doméstica?
Para montar uma composteira, você vai precisar de alguns materiais
Produtos necessários para fazer a composteira doméstica
3 caixas plásticas médias, sendo uma com tampa; As caixas devem ser opacas para bloquear a luz.
100 minhocas;
Furadeira com broca de 1 mm;
Terra adubada;
Uma pequena torneira;
Folhas secas ou serragem grossa.
Agora é o momento de organizar os materiais: na caixa que ficará no topo, e na caixa que ficará no meio faça furos no fundo com o auxílio da furadeira. Os furos devem ter de quatro a seis milímetros de diâmetro, com distância mínima de dois centímetros. A quantidade de furos varia conforme tamanho da caixa – esses furos fazem que o resíduo orgânico diluído caia e as minhocas se movimentem.
/
Repita o processo na tampa e nas laterais, próximo à borda, das duas caixas, em todo o contorno. Desta vez os furos devem ter um milímetro. É importante respeitar essas medidas porque são suficientemente largas para o escape dos vapores e pequenas o bastante para que as minhocas não fujam.
Na terceira e última caixa, faça um furo para a torneira.
Leia também: Como tirar sujeira de terra das roupas
Como montar a composteira doméstica
Chegou a hora de montar a sua composteira! Vamos lá?
Passo 1
Na caixa do topo, faça uma camada com a terra adubada e misture com as folhas secas ou com a serragem grossa. Depois coloque os resíduos. É importante colocá-los em montinhos e cobrir com folhas secas ou com serragem.
Passo 2
Na caixa do meio, cubra todo o fundo com a terra adubada. Uma dica para acelerar o processo de decomposição é colocar minhocas na sua composteira.
Em geral, para formar o adubo orgânico a composteira pode levar até 6 meses, mas com minhocas esse processo pode levar de 60 a 90 dias. As minhocas mais recomendadas são as californianas, mas qualquer uma pode ser utilizada. Ah, e você pode comprar elas até pela internet!
Passo 3
A terceira caixa, que ficará embaixo, deve ficar vazia e você pode colocar uma torneira para ficar mais fácil de recolher o chorume dos resíduos.
O chorume é um adubo superconcentrado e você pode usar para adubar as plantas. Basta misturar uma parte do líquido com dez partes de água, ele pode ser aplicado nas folhas ou direto na terra. Esvazie a terceira caixa, pela torneirinha semanalmente. O acúmulo do chorume pode produzir odores e toxinas que combinada a outras condições podem vitimar as minhocas.
É muito importante saber que você precisa mexer o material orgânico de tempos em tempos. A primeira vez deve acontecer depois de aproximadamente 15 dias que você do começo da compostagem: abra a caixa e revire o material orgânico. A partir daí, uma vez por semana, você deve remexer o material.
Depois de aproximadamente um mês, a caixa do meio estará cheia de humus. Humus é o resultado da decomposição da matéria orgânica após a ação das minhocas, é um material muito rico em nutrientes e fértil. É esse material fortificado que você deve recolher da caixa intermediária e usá-lo para adubar as suas plantas. Retire o húmus da caixa intermediária e a inverta de posição com a que estava na parte de cima.
O que colocar na composteira doméstica?
Folhas
Verduras
Talos de vegetais
Alimentos cozidos
Borra de café
Cascas de leguminosas
Além disso, você pode complementá-los com serragem, folhas secas e/ou esterco, que vão tornar o processo mais rico em nutrientes, resultando num húmus de melhor qualidade.
O que não colocar na composteira?
Cascas de frutas cítricas, como abacaxi, laranja e limão. Elas podem alterar o PH e dificultar o processo de decomposição
Massas, bolos e demais farináceos, pois além de demorarem mais para se decompor, atraem bichinhos indesejados como formigas e moscas
Carnes em geral, pois além de gastarem mais tempo para decompor, podem gerar mau cheiro
Papel de revistas, jornais, materiais impressos que contém material químico; você pode separá-los para a reciclagem específica
Alimentos gordurosos, pois retardam a decomposição
Serragem de madeira envernizada; os resíduos químicos do verniz ou de tinta causam danos à colônia responsável pela decomposição
Quais bichinhos podem aparecer na composteira doméstica?
Quanto mais rico em nutrientes for o ambiente da composteira, mais ela pode atrair bichinhos. A maioria deles está ali para reciclar materiais orgânicos e devolver em adubo para você. Como as minhocas, das vermelhinhas ou esbranquiçadas, lesmas, besouros, caracóis, colêmbolos e ácaros.
Outros insetos, no entanto, podem causar problemas à composteira. As formigas, que têm um apetite voraz, podem desequilibrar o processo de decomposição e afugentar espécies mais frágeis.
Moscas também não são bem-vindas na composteira e, cuidado, algumas delas podem ter depositado os ovos antes dos itens serem depositados. Fique atento para retirá-los ou afastá-los depois de eclodirem.
Composteira doméstica sem minhoca: como fazer?
Esse processo é chamado de compostagem seca e leva um pouco mais de tempo para resultar em húmus, podendo chegar a três meses. O elemento principal aqui é a serragem, que você deve usar em maior quantidade do que na compostagem úmida.
Alimentar a composteira diariamente com um pouco de serragem e manuseá-la para oxigenar vai manter a decomposição em dia sem precisar do auxílio das minhocas.
Para alimentar a composteira seca você pode usar os mesmos resíduos e da mesma forma que na composteira úmida, restos de verdura picados, borra de café, por exemplo.
7 dicas para cuidar da sua composteira doméstica
1. Não é recomendado colocar frutas cítricas, carnes, fezes de animais domésticos. Eles podem atrair insetos e mau cheiro;
2. Corte os alimentos antes de colocá-los dentro da composteira, isso ajuda no processo de decomposição;
3. O processo da composteira é natural e lento, então quanto mais resíduos maior o tempo para decompor. Caso você tenha muito resíduo orgânico é interessante aumentar o tamanho da composteira, outra opção é guardar seus resíduos em um pote fechado até a hora de adicionar ao sistema de compostagem, para que as moscas não coloquem ovos nestes alimentos;
4. É importante que o lugar onde sua composteira irá ficar não tenha incidência direta de sol e seja bem arejado;
5. Dentro da sua composteira você pode colocar: frutas, legumes, saquinhos de chá, cascas de ovo;
6. Faça uma manutenção periódica da composteira, para manter a sua eficiência e estrutura. Sempre após acrescentar o material orgânico cubra os alimentos com serragem ou folhas secas, em uma proporção de 1:3 respectivamente;
7. Não alimente as minhocas em excesso.
Quer dicas para uma limpeza eficiente do quintal? Aqui tem