São Paulo, 2024 – A embalagem dos sabonetes veganos Flor de Ypê tornou-se case de sustentabilidade por ser elaborada com 100% papel FineKraft, propriedades fungicidas, sem o uso do plástico em sua composição, no modelo flexível tipo flow pack. Com papel produzido pela Irani, uma das principais indústrias de papéis e embalagens sustentáveis do país, a embalagem foi desenvolvida pela Gualapack Brasil para umas das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza, que tem entrado fortemente na categoria de cuidados pessoais. "Esse novo tipo de embalagem para um produto como sabonete é mais um olhar das empresas voltado e preocupado às tendências e evoluções em busca de economia circular, sustentabilidade e está em sintonia com o que o mercado demanda e mostra a importância do papel produzido pela Irani", destaca o diretor de Negócios Papel e Florestal da Irani, Henrique Zugman. 

A Ypê considera que o uso de material celulósico endereça uma mensagem direta ao consumidor interessado em produtos naturais, como a linha de Sabonetes Veganos em barra Flor de Ypê, formulado com óleos de origem vegetal, sem adição de ingredientes de origem animal e certificada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), disponível em quatro versões (Cacau e Baunilha, Pitaya, Flor de Alecrim e Limão Siciliano), e guarda coerência com a proposta da marca que há mais de 70 anos tem forte atuação em temas ESG.

A redução do impacto ambiental é uma das nossas prioridades e esse cuidado também está presente em nossas embalagens. Temos uma área de Pesquisa & Desenvolvimento de novos produtos, embalagens e sustentabilidade, que nos apoia na criação de soluções que atendam às necessidades dos consumidores, da sociedade e do planeta. O nosso intuito é ampliar a inserção de materiais reciclados na composição das embalagens, zelar pela reciclabilidade no pós-consumo e entregar aos consumidores mais produto com menos massa”, explica Gustavo de Souza, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.

A parceria entre as duas empresas foi reconhecida com o troféu bronze do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, na categoria Estratégica – Sustentabilidade 2023. A proposta apresentada pela Gualapack, uma das principais empresas especialistas em embalagens, para a Ypê agrega também benefícios como sustentabilidade e menor consumo de energia no preparo da embalagem. Os desafios da solução desenvolvida pela Gualapack incluem, ainda, o desenvolvimento de barreiras de proteção do produto, mantendo suas características originais e garantindo a velocidade dos equipamentos de envase, além da qualidade de impressão da embalagem do sabonete, proporcionada pela qualidade do papel FineKraft. Outro ponto de destaque é que a embalagem é 100% biodegradável e 100% reciclável.



Sobre a Irani

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados

Oi, sou Yara