São Paulo, novembro de 2025 - A Ypê, empresa 100% brasileira e referência no setor de higiene e limpeza, iniciou um processo de ganho de produtividade tecnológica com o apoio da Seal Sistemas - uma das principais integradoras de tecnologias para a cadeia de suprimentos no Brasil. O projeto envolveu a implementação de redes Wi-Fi de última geração, renovação do parque de coletores de dados e a adoção da solução de voice picking Speak2Go, o que gerou resultados positivos de eficiência e segurança em toda a operação.

Com fábricas e centros de distribuição espalhados pelo país, a Ypê iniciou um processo de aprimoramento da sua infraestrutura tecnológica para dar suporte ao crescimento da companhia e às demandas de transformação digital. “A adoção de novas tecnologias para melhoria do nosso processo logístico nos permite oferecer mais agilidade, segurança e eficiência no atendimento dos nossos clientes, que são parte central da nossa estratégia. Nessa direção, o projeto representa o futuro da empresa, mais conectada, mais inteligente e, acima de tudo, nos coloca na vanguarda da Indústria 4.0”, comentou Eduardo Beira, Diretor Executivo de Operações da Ypê.

A parceria com a Seal Sistemas resultou em três frentes principais de atuação que impactaram as operações da empresa. A primeira foi a implantação da rede Wi-Fi Extreme Networks, que passou a cobrir não apenas a fábrica de Amparo (SP) – onde está localizado o Centro de Distribuição 4.0 da Ypê – mas também todas as demais unidades fabris da companhia. A nova infraestrutura resultou em ganho de capacidade, segurança e gestão unificada da rede sem fio.

Outro pilar do projeto foi a renovação do parque de coletores de dados com a aquisição e implantação de 280 equipamentos Zebra, acompanhados de suporte técnico de cinco anos oferecido pela Seal Sistemas. A consultoria da integradora foi importante para implementar os modelos mais adequados a cada complexo fabril.

A terceira frente foi a adoção da solução de voice picking Speak2Go, utilizada inicialmente no CD 4.0 de Amparo e já em operação também nos centros de distribuição de Salto (SP) e Itapissuma (PE). Até 2026, a tecnologia será expandida para todas as unidades da empresa.

Produtividade e padronização

Os resultados são expressivos. No caso do voice picking, por exemplo, a Ypê registrou ganhos de produtividade entre 25% e 35%, dependendo da operação e do perfil dos materiais. A modernização dos coletores de dados reduziu quebras e trouxe padronização ao uso de dispositivos modernos. Já a atualização da rede Wi-Fi trouxe mais estabilidade, segurança e capacidade de acesso.

Reconhecimento

A iniciativa também rendeu um importante reconhecimento do mercado. O projeto foi vencedor do Prêmio Destaque Inovação 2024, promovido pela Seal Sistemas, na categoria Transformação Digital em Centro de Distribuição.

“Esse projeto mostra como a integração de diferentes tecnologias pode transformar operações logísticas e industriais de ponta a ponta. A Ypê é um dos exemplos de como a inovação fortalece a competitividade e gera ganhos tangíveis de produtividade e eficiência”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie