Itapissuma, abril de 2025 – O Complexo Fabril da Ypê, localizado estrategicamente na cidade de Itapissuma, em Pernambuco, completa dois anos de operação, consolidando-se como um motor de desenvolvimento social e econômico para a região Nordeste. Inaugurada em 26 de abril de 2023, a moderna unidade reflete o engajamento da Ypê pela promoção de um processo de crescimento sustentável e pela geração de valor nas comunidades onde atua.
Com um investimento total de R$ 420 milhões, a planta foi projetada como a mais moderna e sustentável da empresa no país e tem papel fundamental na otimização logística da marca, responsável por abastecer os estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Atualmente, o complexo emprega diretamente mais de 380 colaboradores, o que atesta a importância da Ypê na economia e geração de empregos na região. Em março deste ano, a unidade iniciou a operação da sua nova fábrica de lã de aço da marca Assolan, reforçando a diversificação da produção local.
Além da sua relevância operacional para toda a região, a Ypê estende seu compromisso com a sustentabilidade e promove diversas iniciativas em prol do meio ambiente, como o reaproveitamento de recursos, com a rede principal de irrigação e os vasos sanitários sendo alimentados por água de reuso.
A unidade também utiliza empilhadeiras elétricas com baterias de lítio, o que elimina a emissão de poluentes locais, e com foco na utilização de fontes renováveis de energia, a Ypê já trabalha na futura instalação de placas fotovoltaicas no complexo de Itapissuma. Do mesmo modo, a proximidade com o mercado consumidor do Nordeste contribui significativamente para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) geradas pelo transporte de produtos.
Essa visão se materializa em outras iniciativas, como o uso exclusivo de água proveniente de poços artesianos, uma alternativa menos impactante em comparação com a captação superficial, e as caldeiras que operam com gás natural encanado, um combustível mais limpo, além de toda a iluminação ser composta por lâmpadas LED.
Toda tecnologia e eficiência energética aplicadas no Complexo Fabril de Itapissuma estão a serviço da produção de um portfólio essencial para o dia a dia dos consumidores, incluindo lava louças, água sanitária, amaciantes (tradicional e concentrado) e lava roupas líquidos, além da tradicional lã de aço Assolan.
O complexo está alocado em uma área total de 53.533 m², em um terreno de aproximadamente 400 mil m², e abriga uma robusta estrutura fabril (22.443m²) e de apoio (8.952m²), além de um Centro de Distribuição (CD) de 18.751m².