São Paulo, 08 de outubro de 2024 – Na 58ª edição do São Paulo Fashion Week, que ocorrerá de 16 a 21 de outubro no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, a Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, levará uma experiência inovadora e imersiva ao evento. Com o uso de inteligência artificial e neurociência, os visitantes poderão cocriar estampas geradas ao sentir as fragrâncias dos amaciantes concentrados da marca, que possuem a tecnologia Power Caps com cápsulas de perfume, que permanecem nos tecidos por até 90 dias*.
“Queremos mostrar que as fragrâncias dos amaciantes concentrados Ypê, assim como a moda, podem despertar emoções e gerar conexões únicas. Ao transformar as respostas sensoriais dos visitantes ao sentirem as fragrâncias dos Amaciantes Ypê em estampas, estamos levando a sinestesia para um novo patamar, onde arte, tecnologia e bem-estar se encontram de forma inovadora e impactante,” explicou Cesar Nicolau, diretor de Marketing da Ypê.
Com a proposta de levar a sinestesia para o SPFW, a marca contou com a parceria da agência DPZ na construção de um lounge que expande a conexão sensorial dos consumidores. “Os sensores usados na ativação captam as ondas cerebrais dos visitantes ao sentirem as fragrâncias dos Amaciantes Ypê e as transformam em dados visuais. Com a ajuda de um software de inteligência artificial, esses dados são convertidos em padrões de estampas, proporcionando uma experiência única e personalizada para cada visitante,” explicou Leandro Dolfini, diretor de criação da DPZ.
O São Paulo Fashion Week – que nesta edição homenageia a jornalista, editora e diretora criativa Regina Guerreiro, uma das lendas vivas da moda brasileira – é o maior evento de moda do país e o mais importante da América Latina, além de ser a quinta maior Semana de Moda do mundo, depois das de Paris, Milão, Nova York e Londres. Neste ano, a estimativa de público é de 45 mil pessoas somando as duas edições do ano com geração de oito a 12 mil empregos diretos e indiretos em cada uma delas, além de investimentos na cadeia produtiva chegando aos R$25 milhões.
N57 SPFW
Em abril deste ano, a Ypê – patrocinadora oficial do SPFW – marcou presença na passarela com o desfile assinado pelo estilista Tom Martins e a presença de famosos como os atores Agatha Moreira, Rodrigo Simas, Mariana Ximenes, Mariana Rios, Rafael Zulu, Aline Dias e Monique Alfradique. Na ocasião, a artista Anaisa Franco, mestre em Arte Digital e Tecnologia pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra, utilizou um sensor na cabeça do estilista para captar sinais elétricos disparados conforme ele sentia as fragrâncias dos amaciantes concentrados da marca. Com a ajuda de um software de IA, esses sinais geraram mais de 200 captações de imagens, onde o estilista selecionou quatro para usar como estampas na coleção cápsula Synesthetic Collection, fazendo referência à tecnologia Power Caps - cápsulas de perfume que aderem aos tecidos no momento da lavagem, garantindo roupas macias e perfumes por até 90 dias.
* As versões Blue, Pink, Delicado, Green e as variantes da linha Alquimia contam com tecnologia de cápsulas de perfume, proporcionando até 90 dias de perfumação. Para alcançar o máximo de desempenho, é preciso seguir as instruções de uso descritas na embalagem. Testes realizados por laboratório independente.
Sobre a Ypê
Presente em mais de 95% dos lares brasileiros, a Ypê é líder em importantes categorias no segmento de higiene e limpeza do Brasil, com um portfólio de mais de 450 produtos em 23 categorias, incluindo as marcas Assolan, Atol, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action de Ypê. Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.300 colaboradores. Com matriz localizada em Amparo, no interior de São Paulo, conta com mais seis complexos fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Itajubá (MG) e Itapissuma (PE), e ficou entre as melhores empresas para trabalhar no estado de São Paulo e entre as melhores indústrias para trabalhar no Brasil, pelo ranking GPTW 2023. Signatária do Pacto Global - maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) - e do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a Ypê é também a única empresa do setor de limpeza reconhecida por duas vezes consecutivas como Empresa Pró-Ética [2020-2021/2022-2023] pela Controladoria Geral da União (CGU).
SOBRE A DPZ
Ideias icônicas constroem marcas icônicas. Essa é a crença da DPZ há mais de 50 anos. O que muda para os dias de hoje é a forma como a agência cria essas ideias: agregamos o uso de dados, desenvolvemos projetos de conteúdo e ESG, trazendo diversidade de pessoas e, portanto, de pontos de vista. A ambição da DPZ é criar ideias icônicas que impactem positivamente os negócios dos parceiros e toda a sociedade. Os clientes atuais da agência são: Renault, Ypê, Electrolux, Sportingbet, Nestlé, Nescafé, Pizza Hut, Polenghi, Seguros Unimed, Unimed, Governo de S.Paulo e Instituto Ayrton Senna.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: SYNESTETHIC COLLECTION YPÊ
Cliente: Ypê
Produto: Amaciante Concentrados
Agência: DPZ
CEO: Benjamin Yung Jr.
Vice-Presidente de Criação: Fabio Mozeli.
Direção de Criação: Leandro Dolfini.
Direção de Criação Associado: Thiago Rocha Ribeiro.
Criação: Gabriela Contreras, Gabriel Silva, Henrique Passos.
Negócios/Projetos: Flavia Cortes, Rodrigo Moraes, Patrícia Sanches, Mariana Oliveira.
Aprovação pelo cliente: César Nicolau, Alessandra Bartholo, Bianca Kesselring, Jamily Oliveira, Karina Luchi, Sofia Penteado, Fernanda Portella, Thais de Moura.
Diretora de Produção Integrada: Paula Alimonda.
Produção Integrada: Paula Alimonda, Felipe Moro e Pâm Verissimo.
Estratégia: Fernanda Miné, Paula Gardinalli, Thalita Vitali, Alaiana Bernardo, Theo Paiato.
Mídia: Rodolpho Aguiar, Daniela Barbiere, Tawane Lilia, Natalia Resnik.
Direção de Conteúdo: Michele Carlos.
Conteúdo: Jéssica Raposo, Jaqueline Marques.
Comunicação: Rejane Romano, Samara Oliveira e Larissa Spinola
Produtora: Arové Produções
Direção: Marioo
Diretora Produção Executiva: Mariah Bayeux
Produção Executiva: Silvia Martins
Produção: Mariah Bayeux, Daniella Grandini
Assistente de Produção: Henrique Fares
Direção de Fotografia: Marioo
Direção de Arte: Gabi Lisboa
Assistente de arte: Matheus Mozer
Diretor Produção: Mariah Bayeux
Assistente de Direção: Tati Senna
Styling: Maria Luiza Costa
Cabeleireira e Maquiadora: Naiara Pereira
Edição: amorinpublic
Finalizador: George Diniz
Color Grading: Ana Escorse
Analog VFX: Danilo Sansão
Produção de trilha sonora, sound design e finalização de áudio: Mister Maguila
Estudio: 555 Studios
Fotógrafo Ensaio Fashion: Paulo Vainer
Maquiagem e Cabelo ensaio fashion: Laura La Laina
Tratamento de Imagens: Edson Guberovich
Figurino: Martins
Styling: Glauber Braga
MARTINS + YPÊ
Direção Criativa: Tom Martins
Styling: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Assistência de Criação: Raquel André e Gustavo Oliveira
Beleza: Laura La Laina
Trilha Sonora desfile: Versa
Direção Desfile: Ed Benini
Produção Gráfica: Robson Ciaramicoli
DESIGN NEURONAL:
Design Neuronal: Anaisa Franco Studio
Direção criativa: Anaisa Franco em colaboração com Tom Martins
Desenvolvimento e programação: Carol Costa e Sarah Ahab
Informações para a imprensa:
GBR Comunicação (Ypê)
Elder Magalhães – (11) 96630-2336
Tainá Goulart – (11) 98174-9794
AND,ALL (DPZ)
larissa.spinola@andall.ag
Larissa Spínola (11) 96061-9143