Você já sabe como lavar jaqueta de couro? Esse tipo de roupa, por ser feito com pele natural, requer certos cuidados na higienização.

Pensando nisso, apresentamos neste artigo as respostas para algumas das principais dúvidas sobre essa tarefa.

12 perguntas sobre como lavar jaqueta de couro respondidas

Respondemos, aqui, alguns dos questionamentos mais comuns sobre como lavar jaqueta de couro. Ao longo das respostas, tratamos de materiais e produtos a usar, periodicidade da lavagem e dicas de conservação. Confira:

1. É possível lavar jaqueta de couro?

Para responder a essa pergunta, temos que diferenciar entre jaquetas e casacos de couro natural e as roupas de couro sintético.

Nesse sentido, não é recomendado lavar roupas de couro natural pelos métodos tradicionais, pois isso pode danificar a pele. Já peças de couro sintético podem ser lavadas, de preferência na mão, embora seja possível lavá-las no ciclo para roupas delicadas da máquina.

Mas isso não quer dizer que você não deva limpar sua jaqueta de couro natural de outras formas. Pelo contrário, mantê-la sempre higienizada é importante para uma boa conservação.

2. De quanto em quanto tempo devo lavar a jaqueta de couro?

Aqui não há uma receita precisa, pois depende da sua frequência e intensidade de uso. Você pode higienizar a jaqueta de couro sempre que houver sujeira aparente. E, caso o forro seja de tecido, é preciso limpá-lo também, após alguns usos.

No caso das jaquetas de couro natural, há outro cuidado a tomar. Como você sabe, o couro é um tipo de pele, por isso, precisa de hidratação. Então, é recomendado hidratar sua jaqueta a cada três ou quatro meses. Ensinaremos como fazer isso mais adiante.

3. O que acontece se não lavar jaquetas de couro?

Se você deixar de limpar sua jaqueta de couro, a sujeira acumulada pode provocar danos à roupa. Por exemplo, pode haver a formação de manchas ou mofo.

Por isso, tenha o cuidado de limpar a peça sempre que notar que ela está suja.

4. Que produtos utilizar para lavar a jaqueta de couro?

Na limpeza da sua jaqueta de couro, você pode utilizar sabão neutro ou de coco. Se a peça tiver manchas ou mofo, você pode limpar com vinagre (de álcool ou de maçã).

Ou, se preferir, você pode comprar produtos específicos para limpeza de roupas de couro, que são vendidos em lojas especializadas.

5. Como lavar jaqueta de couro na máquina?

Lembre-se: essa dica vale apenas para jaqueta de couro sintético. Consulte antes a etiqueta da roupa e veja se a lavagem na máquina é recomendada.

Vire a jaqueta do avesso e coloque-a na lavadora. Use um ciclo de lavagem para roupas delicadas. Em seguida, desvire a jaqueta e pendure-a para secar à sombra, em local bem arejado.

6. Como lavar jaqueta de couro à mão?

Primeiro, caso haja pó e sujeiras sólidas no couro, passe um pano levemente umedecido em todas as partes da jaqueta. A seguir, enxágue o pano, torça e esfregue um pouco de sabão neutro ou de coco, ou então um produto específico para limpeza de couro.

Esfregue suavemente a jaqueta com o pano ensaboado e depois retire o produto com outro pano úmido. Agora, é hora de higienizar a parte de dentro.

7. Como lavar o forro de uma jaqueta de couro?

A lavagem do forro da jaqueta de couro é muito semelhante à da parte de fora. Vire a roupa do avesso e, usando pano úmido com sabão neutro ou de coco, esfregue todo o forro.

Por fim, remova o sabão esfregando um pano umedecido e coloque a jaqueta para secar em um cabide, pendurado em local ao abrigo do sol, mas arejado.

8. É possível lavar a jaqueta de couro a seco?

Sim, é possível fazer a lavagem a seco da sua jaqueta de couro. Para isso, recomendamos que você procure uma lavanderia e solicite um orçamento.

9. Como hidratar jaqueta de couro?

A hidratação da jaqueta de couro pode ser feita com azeite de oliva, óleo de amêndoas, vaselina ou, então, com um hidratante específico para couro.

Depois que a jaqueta estiver lavada e seca, escolha um dos produtos hidratantes que listamos acima e passe, com um pano, em toda a peça. Deixe agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, remova o excesso com um pano seco e pendure o casaco em local arejado por cerca de uma hora.

10. Como secar jaqueta de couro corretamente?

Para secar sua jaqueta de couro, faça como já indicamos acima: pendure em um cabide, à sombra, em local arejado.

Ou seja: não use secadora, nem pendure ao sol, nem deixe secar em local sem ventilação.

11. Como conservar o couro por mais tempo?

Para manter sua jaqueta de couro sempre conservada, é preciso tomar alguns cuidados. No clima brasileiro, as roupas de couro costumam ser usadas quase só nos meses mais frios, não é mesmo? Por isso, é comum que essas peças passem muito tempo no armário.

Uma dica de conservação é, a cada um ou dois meses, tirar a jaqueta de couro do armário e pendurá-la em local arejado, com um cabide. Isso ajuda a evitar a formação de mofo.

Além disso, lembre-se de fazer a hidratação do couro a cada três ou quatro meses. E não guarde a jaqueta úmida ou suja.

12. Como tirar o mau cheiro da jaqueta de couro?

Para evitar que sua jaqueta de couro fique com odores ruins, a primeira dica é ter uma rotina de limpeza, secagem e hidratação. Portanto, sempre que o couro ficar úmido ou molhado, deixe a peça de roupa secar completamente antes de guardar.

Outra orientação é, na higienização, passar um pano com vinagre em todas as partes da jaqueta, pois isso ajuda a neutralizar odores ruins.

E as bolsas de couro, você sabe como limpar? A gente te ensina aqui

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados