Como acabar com escorpião de forma fácil e segura
Confira dicas de como acabar com escorpião, para deixar sua casa livre desses visitantes indesejados, com mais segurança para sua família. Nos tópicos abaixo, você aprende mais sobre esse tipo de infestação, com dicas para eliminar os escorpiões e prevenir o aparecimento. O que causa o aparecimento de escorpiões? Os escorpiões são aracnídeos (e não […]
Confira dicas de como acabar com escorpião, para deixar sua casa livre desses visitantes indesejados, com mais segurança para sua família.
Nos tópicos abaixo, você aprende mais sobre esse tipo de infestação, com dicas para eliminar os escorpiões e prevenir o aparecimento.
O que causa o aparecimento de escorpiões?
Os escorpiões são aracnídeos (e não insetos) que podem viver tanto no meio rural quanto em áreas urbanas. Nas nossas casas, é comum encontrar escorpiões em depósitos de entulhos, sob bancos e estruturas de jardins e também em locais com acesso à rede de esgoto, incluindo banheiros.
Nesse sentido, pesquisadores apontam algumas causas para o aumento da presença de escorpiões nas cidades:
O desmatamento e o avanço das zonas urbanas sobre os habitats do aracnídeo.
Com o aquecimento global, criam-se condições favoráveis para a reprodução do animal, que prefere o calor.
As baratas são o alimento predileto do escorpião. Como nossas cidades são cheias de baratas, isso favorece o crescimento da população de escorpiões.
Quando aparece um escorpião tem mais?
Geralmente, a presença de um escorpião indica que há outros na área. Para agravar a situação, algumas espécies, como o escorpião amarelo, costumam se reproduzir por partenogênese, ou seja, de forma não assexuada. Nesse caso, cada fêmea isolada pode gerar seus próprios filhotes.
Por isso, se um escorpião aparecer na sua casa, é preciso fazer uma busca completa, pois pode haver outros.
Qual é o perigo de um escorpião?
Escorpiões são animais venenosos. O ferrão, que fica na ponta da cauda, inocula um veneno que causa dor muito intensa.
Além de dolorida, a picada provoca sintomas como náuseas, excesso de suor e até insuficiência cardíaca e edema pulmonar. Uma espécie em particular, o escorpião amarelo, tem um veneno que pode matar uma pessoa.
Ou seja, picada de escorpião é algo grave e todo cuidado é pouco se você encontrar um desses aracnídeos em casa.
O que fazer em caso de picada de escorpião?
Se você ou uma pessoa da sua família receber uma picada de escorpião, é preciso, em primeiro lugar, lavar, com água e sabão, o local do corpo afetado. Para aliviar a dor, você pode fazer compressas de água morna e aplicar na região da picada.
Não tome remédios nem coma nada. Procure uma unidade de saúde para aplicação do soro antiescorpiônico. Caso o local não disponha do soro, a equipe saberá para onde encaminhar você.
O que funciona para acabar com escorpião?
Você procura receitas para acabar com escorpião usando soluções caseiras e produtos milagrosos? Bem, isso não é uma opção viável nem segura.
Os escorpiões são animais evoluídos e resistentes, capazes de se esconder em locais de difícil acesso e de ficar imóveis por longos períodos. Além disso, esses aracnídeos podem deixar seus estigmas pulmonares (as aberturas respiratórias) fechados por bastante tempo, evitando os venenos que você tentar usar contra eles.
Portanto, tentar eliminar escorpiões espalhando veneno não apenas não funciona como pode ter efeito contrário. Isso porque, ao perceberem os inseticidas, os aracnídeos podem sair dos esconderijos e entrar nas áreas de circulação de pessoas, aumentando o risco de acidentes.
Mas, então, o que funciona para acabar com escorpião? É preciso capturar ou matar os aracnídeos. Não importa a espécie: pode ser escorpião amarelo, escorpião marrom, escorpião preto, o método para erradicá-los é o mesmo.
Caso você perceba a presença de escorpiões na sua casa ou apartamento, a principal recomendação é acionar a Secretaria da Saúde do seu município. O órgão municipal costuma ter equipes que realizam ações nas residências para combater infestações.
Se você pretende cuidar pessoalmente da eliminação dos escorpiões, é preciso tomar uma série de cuidados, que listamos abaixo.
Atenção: cuidados na hora de acabar com escorpião
Mantenha crianças e animais domésticos longe dos locais onde você suspeita que os escorpiões estejam escondidos.
Vista calças e camisas de manga longa, use chapéu, botas grossas (de borracha, por exemplo) e luvas grossas, do tipo usado para trabalhar com eletricidade.
Evite sempre pegar os escorpiões com a mão, mesmo usando luvas. Se for capturar os aracnídeos, use uma pinça de pelo menos 20 cm.
Não exite em buscar ajuda especializada nos órgãos de saúde da sua cidade.
Como acabar com escorpião na sua casa
Como já dissemos em um tópico anterior, o ideal é que a eliminação dos escorpiões da sua casa seja feita por profissionais dos órgãos de saúde. Caso você prefira fazer isso por conta própria, confira o passo a passo abaixo.
Vista roupas compridas e chapéu, calce botas grossas e use luvas de proteção grossas.
Faça uma busca nos locais da sua casa ou do quintal onde os aracnídeos podem se esconder. Por exemplo, frestas nas paredes, rodapés soltos, móveis, depósitos de lenha ou material de construção, montes de lixo ou entulho, ralos, estantes, calçados etc.
Se encontrar escorpiões, use uma pinça de pelo menos 20 cm para capturá-los. Pegue o aracnídeo pela cauda e coloque em um pote de vidro com tampa.
Após a captura, entregue os animais à Secretaria da Saúde do seu município. O ideal é que sejam capturados vivos, para que possam ser utilizados na fabricação de soro.
E se for necessário matar o escorpião? Aqui, vale a sabedoria dos antigos: sapatos, sandálias pesadas e tamancos são a melhor opção. Mas use o calçado na mão, nunca pise no aracnídeo (pois há o risco de acertar apenas parte do corpo, deixando a cauda livre para picar seu pé).
Se matar um escorpião, certifique-se de descartá-lo usando pinça ou as luvas grossas de proteção, para evitar acidentes. Coloque-o em um saco plástico fechado.
Dicas para prevenir o aparecimento de escorpiões e acidentes
1. Reduza a oferta de comida para os escorpiões. Ou seja, elimine baratas e outros insetos da sua casa.
2. Evite, também, proporcionar esconderijos fáceis para os escorpiões. No quintal, mantenha a grama bem aparada e não deixe acumular entulho e lixo. Em casa, elimine frestas e vãos abertos no piso, nas paredes e nas instalações hidráulicas e elétricas.
3. Instale telas de proteção nos ralos.
4. Mantenha caixas com tampa.
5. Use rolinhos para vedar a soleira da porta.
6. Examine bem os calçados antes de usá-los.
Morcegos também são visitantes que a gente não faz muita questão, né? Saiba como espantá-los aqui!