Foi atender o telefone e esqueceu o arroz no fogo? A calda de açúcar grudou na panela e não quer sair de jeito nenhum? Ou são as manchas de fritura que impregnaram no fundo da panela?

Seja panela de cerâmica, de teflon, de alumínio, de ferro ou de inox, com maior ou menor grau de antiaderência, esses incidentes podem acontecer nas melhores famílias. Por isso reunimos algumas dicas caseiras para ajudar a limpar as marcas de queimado das panelas.

  • Como limpar panela queimada com detergente

  • Como limpar panela queimada com sabonete

  • Como limpar panela queimada com água sanitária

  • Como limpar panela queimada com vinagre

  • Como limpar panela queimada com bicarbonato de sódio

  • Como limpar panela queimada com água e sal

  • Como limpar panela queimada com limão

  • 4 dicas para não queimar as panelas

Como limpar panela queimada: confira produtos e receitas caseiras

A melhor forma de lavar as panelas é retirar o excesso com papel-toalha e deixar de molho por alguns minutos na água com gotinhas de detergente. Em seguida é só esfregar a parte macia da esponja, um pouquinho de detergente e enxaguar.

A água morna ou quente é uma ótima aliada, tanto para desengordurar como para ajudar a soltar resíduos que tenham grudado na louça ou nas panelas.

Mas quem já queimou comida alguma vez sabe que muitas vezes o método convencional não é suficiente. Aí é o momento de acionar os truques caseiros para limpar a panela queimada. Confira:

Como limpar panela queimada com detergente

Mesmo para limpezas mais difíceis, acredite na força do detergente, porque ele foi feito justamente para lavar louça e panelas.

Para acelerar a potência dele, espalhe cinco gotinhas no fundo da panela, acrescente um pouco de água, leve ao fogo e deixe ferver por cinco minutos.

panela de alumínio, sobre um fogão, com líquido espumante em fervura.

Quando a solução estiver morna, use uma colher de pau ou de silicone, para ir soltando as crostas maiores.

Despeje a água na pia, retire o excesso de sujeira com papel-toalha e finalize lavando normalmente com esponja e detergente.

Conheça a linha de Lava-Louças Ypê e também a linha de Detergente Concentrado

Como limpar panela queimada com sabonete

Há quem recomende o sabonete de banho para dar maior brilho às panelas. Mas você pode usar um produto mais neutro, eficiente e barato, que é o sabão em barra.

Para caprichar no brilho externo da panela de alumínio ou de inox, passe o sabão e depois esfregue com o lado verde da Esponja Multiuso Assolan.

Atenção: o polimento com palha de lã de aço ou produtos abrasivos na parte interna das panelas de inox não é recomendado, porque acaba alterando a composição original da panela e soltando níquel, metal prejudicial à saúde.

Experimente o Sabão em barra Ypê e o Sabão Ypê Natural e conheça o poder da Esponja Multiuso Assolan

Como limpar panela queimada com água sanitária

Para eliminar as manchas de queimado que resistem aos outros processos de limpeza, você pode tentar a dica da água sanitária.

Coloque algumas gotas de água sanitária sobre a mancha e misture água morna. Deixe agir por cinco minutos e em seguida passe a esponja com detergente normalmente.

Como limpar panela queimada com vinagre

A dica do vinagre é ideal para retirar manchas de panelas de inox ou de alumínio.

Use uma mistura de vinagre branco e água, meio a meio, para cobrir a mancha, leve ao fogo até levantar fervura. Quando a mistura estiver morna, faça a lavagem normalmente com esponja, detergente e água.

Claro que o vinagre pode ser uma boa solução de urgência. Mas opções caseiras no geral devem ser recorridas apenas na falta de produtos específicos – pois estes foram criados exatamente para a finalidade de limpeza, evitando danos aos materiais e sendo, portanto, mais seguros. Opte sempre por eles em primeiro lugar!

Leia também: Saiba como manter a esponja da pia limpa ou Como limpar o fogão

Como limpar panela queimada com bicarbonato de sódio

Outro queridinho das receitas caseiras é o bicarbonato de sódio. E ele também pode ser usado para retirar as marcas de queimado das panelas de inox ou de alumínio.

Cubra a área queimada com uma colher de bicarbonato de sódio, adicione água fervente e deixe agir por 1 hora. Despeje a mistura na pia e siga a lavagem normalmente com esponja e detergente.

Outra opção é unir as duas últimas dicas: polvilhe o bicarbonato de sódio sobre a mancha de queimado, jogue meio copo de vinagre. A mistura produz uma espuma efervescente. Acrescente água quente, deixe agir por alguns minutos e lave com água morna.

Como limpar panela queimada com água e sal

O sal também é um aliado na hora de lavar a panela queimada.

Para a parte interna, coloque duas colheres de sal e água e leve ao fogo para ferver por cinco minutos. Depois, é só despejar, retirar os excessos e lavar normalmente, preferencialmente com água morna.

Para tirar aquelas manchas de gordura queimada do lado externo da panela: depois da panela já limpa e seca, espalhe algumas gotas de detergente sobre a mancha e polvilhe sal até cobrir toda a área a ser lavada. Com a esponja seca, esfregue a mistura. Depois é só enxaguar e secar normalmente.

Como limpar panela queimada com limão

Você conseguiu tirar os grudados de queimado, mas as manchas ainda estão lá? Ferva água com rodelas de limão por cinco minutos. Depois, lave com esponja e sabão.

Mas atenção: diante da luz solar, o ácido do limão intensifica a ação dos raios ultravioleta, podendo provocar manchas e até queimaduras na pele. Utilize luvas e lave bem as mãos após manusear.

Quatro dicas para não queimar panelas

Prevenir é melhor que remediar, concorda? Essa máxima vale também para as panelas.

Apesar das dicas acima ajudarem a tirar as manchas de queimado das panelas, produtos abrasivos como limão, vinagre, sal, bicarbonato e a palha de aço desgastam o material original da panela e diminuem sua durabilidade.

Em materiais como alumínio e inox, apesar de tirar as manchas, os métodos podem atuar na liberação de níquel, que é um metal prejudicial à saúde.

Então, vale conferir quatro dicas básicas para não queimar as panelas:

  • Evite guardar panelas uma dentro da outra, especialmente as de teflon, pois o atrito ajuda a desgastar o material, tornando-o mais poroso

  • Experimente untar a panela com um pouquinho de azeite de oliva antes de começar o preparo.

  • Prefira cozinhar em fogo baixo.

  • Se a receita pedir fogo alto, fique sempre por perto e mexa para não grudar no fundo.

A Ypê oferece para você uma linha completa de produtos para deixar as suas panelas queimadas como novas. Confira aqui!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados