Você sempre quis ter uma horta de temperos para chamar de sua? Confira agora algumas dicas importantes para o cultivo.

Saiba o que e como plantar, quais temperos podem ser cultivados juntos e muito mais.

Quais são os benefícios em ter uma horta de temperos?

Plantar uma horta de temperos é uma forma de tê-los sempre à mão e de forma orgânica, o que é muito saudável.

Além disso, é um jeito de você estar em contato com a natureza diariamente.

Uma vantagem específica dos temperos é que você pode colher algumas folhas em vez de ter que colher o pé inteiro, o que acontece com hortaliças, por exemplo. Ou seja: é muito prático e ocupa pouco espaço.

Sem falar que ter uma horta não é nada complicado, basta ter os cuidados certos.

O que plantar na horta de temperos? 10 opções para você tentar

A diversidade de ervas e temperos é enorme e às vezes fica difícil escolher qual plantar, não é mesmo?

Mas a dica principal é que você plante os temperos que mais gosta de utilizar e saborear no dia a dia. Afinal, essa é a grande vantagem de ter uma horta de temperos em casa: usá-los fresquinhos na sua comida.

Outra dica é começar plantando uma quantidade de temperos que você tenha condições de cuidar. De nada adianta ter uma horta se ela não receber a atenção necessária, não é mesmo?

Trouxemos 10 opções de plantinhas superfáceis de cultivar. Anote já quais são suas favoritas!

  • Salsinha

  • Manjericão

  • Coentro

  • Cebolinha

  • Hortelã

  • Orégano

  • Tomilho

  • Pimenta

  • Sálvia

  • Agrião

Como fazer uma horta de temperos passo a passo

Você pode começar a cultivar sua horta de temperos de duas formas: plantando a partir da semente ou de uma muda.

A semente demora um pouco mais para germinar. Pode levar cerca de um mês até você poder colher. Já a muda pode ter o tempero colhido a partir de duas semanas.

Mas é claro que tudo depende do tipo de tempero que você está cultivando e se as condições estão favoráveis para seu crescimento.Está com os temperos escolhidos e sementes ou mudas em mãos? Vamos para o passo a passo de como plantar e fazer sua horta de temperos.

Como fazer uma horta de temperos no quintal

O plantio pode ser feito tanto em canteiros (diretamente no chão) quanto em vasos. O importante é que os temperos estejam em contato com o sol pleno por pelo menos duas horas por dia.

No caso dos vasos, você pode escolher de qualquer tipo. Seja de barro ou de plástico, o importante é que ele tenha furos embaixo, para a água da rega escorrer.

Depois de escolher o local, é só umedecer a terra e fazer pequenos furinhos para as sementes ou um buraco maior para a muda. Depois, cubra os furos com delicadeza e cuidado para não apertar demais a terra.

Se for plantar mais de um tempero no mesmo espaço, não se esqueça de deixar uma certa distância entre eles.

Como fazer uma horta de temperos em apartamento

No caso dos apartamentos, a regra do sol direto também é válida. Geralmente, os melhores lugares para cultivar os temperos em vasos no apartamento são próximo à janela ou na sacada.

Tenha atenção com o tamanho dos vasos: se você escolher vasos pequenos demais, pode ser que o tempero não consiga crescer. Uma dica bacana são as floreiras, que podem abrigar duplas de mudinhas.

Não deixe que o pouco espaço seja um empecilho para você fazer sua horta caseira. Que tal tentar um jardim vertical?

Quais temperos posso plantar junto?

Uma dica para manter sua horta de temperos sempre vigorosa é colocar plantas de necessidades parecidas próximas umas das outras, isso facilita muito o cultivo.

Tomilho, orégano e sálvia, por exemplo, são ervas de origem mediterrânea, de locais onde há bastante areia no solo e isso faz com que a drenagem seja rápida. E elas também são muito resistentes ao vento.

Esses temperos são pequenos e podem ser plantados no mesmo espaço. Utilize uma parte de terra e uma parte de areia no vaso.

Já os temperos como salsa, coentro e cebolinha não gostam tanto assim de vento e precisam do solo mais úmido. Em vez de areia, use composto orgânico, na proporção de ¼ para ¾ de terra.

Quais temperos não podem ser plantados juntos?

Se você gosta de pimenta, deve saber que ela não deve ser plantada junto a outros temperos. Isso acontece porque ela consome muitos nutrientes do solo e pode prejudicar o crescimento das plantas vizinhas.

Já a hortelã é bem espaçosa: suas raízes crescem bastante e dão muitos brotos, então vão querer competir com o espaço de outra planta. Por isso, a dica é plantá-la em um vaso só dela.

O mesmo acontece com o alecrim e o manjericão, que podem chegar ao formato de arbusto.

Como regar horta de temperos?

Você já sabe que cada tipo de tempero pede um tipo de cuidado diferente, certo? Mas há algumas regrinhas gerais que você pode aplicar em todas as plantas:

  • Coloque o dedo na terra e observe a umidade. Se estiver seca ou levemente úmida, é hora de regar a planta.

  • Os temperos não gostam de solo encharcado, então cuidado para não regar em excesso.

  • No caso das plantas em vasos, é interessante usar um regador com bico fino, para alcançar melhor o solo.

Como cuidar da horta de temperos?

Por último, confira mais algumas dicas para seus temperos plantados em casa:

  • Fique de olho nas podas. Se você perceber que o ramo do tempero já está curto, evite fazer a colheita e espere ela crescer para colher de novo.

  • Faça um cronograma de adubação. As plantas precisam do solo bem nutrido. Crie lembretes na sua agenda para não se esquecer de manter esse cuidado.

  • Caso o único espaço que você tenha para a horta seja um local de muito vento, a dica é colocar as plantas mais resistentes nas laterais e as mais sensíveis no meio, para que fiquem protegidas.

  • Se possível, tenha um kit de jardinagem para te ajudar no cultivo, com pá, tesoura, borrifador etc.

Você conhece as PANCs? Elas podem estar na sua horta! Saiba mais sobre elas clicando aqui.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie