12 plantas para apartamento lindas e fáceis de cuidar
Não há desculpa que justifique a falta de plantas para apartamento: independentemente se você tem pouco espaço, se há muita sombra ou se você tem pets, sempre é possível colocar alguma plantinha em casa. As plantas trazem paz e tranquilidade para o ambiente, ajudam a purificar o ar, deixam o espaço mais vistoso, entre vários […]
Não há desculpa que justifique a falta de plantas para apartamento: independentemente se você tem pouco espaço, se há muita sombra ou se você tem pets, sempre é possível colocar alguma plantinha em casa.
As plantas trazem paz e tranquilidade para o ambiente, ajudam a purificar o ar, deixam o espaço mais vistoso, entre vários outros benefícios.
Sem falar que o processo de cuidar de plantas é relaxante e motivador, pois é realmente satisfatório observar o crescimento de uma planta cultivada com todo cuidado.
Confira abaixo uma série de plantas para apartamento que encantarão você.
Plantas para apartamento: espécies ideais para esse ambiente
A variedade de plantas no mercado é enorme. Tem para todos os gostos, estilos e necessidades.
Existem plantas que amam luz solar direta, outras que não suportam regas constantes, plantas aromáticas e até mesmo as plantas comestíveis.
Selecionamos abaixo plantas de acordo com algumas questões comuns para moradores de apartamentos. Saiba mais sobre decoração com plantas ornamentais, plantas para horta caseira e plantas que não são tóxicas para gatos e cachorros.
Plantas para apartamento com pouca luz
As plantas a seguir são superadaptáveis. Ou seja, não significa que não gostem de luz, apenas conseguem viver bem sem sol constante.
Zamioculca: é uma das plantas mais resistentes com relação ao ambiente com muita sombra. Regue-a uma vez por semana ou quando o substrato estiver seco. Uma dica é prestar atenção na folhagem: se estiverem muito amarelas, significa excesso de água.
Espada-de-são-jorge: é uma planta elegante, compacta e que não exige muita manutenção. No verão, regue uma vez por semana e, no inverno, uma vez a cada dez dias é o suficiente.
Costela-de-adão: queridinha na decoração, a costela de adão sobrevive muito bem em lugares com pouca luminosidade, porque é uma planta tropical e oriunda de matas fechadas. Para cuidar dela, regue duas vezes por semana e com o passar do tempo, vá aumentando o tamanho do vaso para que ela possa crescer.
Plantas ornamentais para apartamento
As plantas ornamentais são aquelas cultivadas por sua beleza estética. Então se o seu objetivo é decorar o ambiente, já sabe: aposte nas plantas a seguir.
Lírio-da-paz: uma planta de meia-sombra que fica linda em qualquer parte da casa. Gosta de umidade, portanto, regue em dias alternados e, se possível, borrife água nas suas folhas diariamente.
Begônia maculata: esta espécie tem ganhado cada vez mais adeptos. É pequena, tem folhagem escura, cheia de pintinhas claras, e seu formato é chamado de “asa de anjo”. É perfeita para apartamentos, pois gosta de luz indireta. Deixe o solo sempre úmido, mas cuidado para não encharcar.
Orquídea cattleya: existem milhares de tipos de orquídeas e a cattleya é uma das mais fáceis de cuidar. Ela gosta de claridade e umidade, portanto, regue-a a cada dois dias. Mas, como a maioria das orquídeas, você precisa ter paciência para vê-la florir.
Plantas para horta em apartamento
Na hora de escolher o que plantar na sua horta de apartamento, não tem segredo: plante as hortaliças e temperos de sua preferência, aqueles que você mais consome no dia a dia. Você pode tentar:
Alecrim: tempero que gosta de sol e não precisa de muitas regas. Quanto maior o vaso, mais ele cresce!
Tomilho: deve ser irrigado a cada dois dias e precisa de luz direta por pelo menos cinco horas por dia.
Hortelã: para cultivar, mantenha longe das correntes de vento, em lugar de temperatura amena com o solo sempre úmido. Essa plantinha precisa de um vaso só dela, caso contrário, sua raiz rouba espaço de outras.
Leia também: Horta em apartamento: como fazer?
Plantas para apartamento com gatos ou cachorros
Muitas plantas podem intoxicar os animais de estimação se forem ingeridas, inclusive, várias das quais citamos acima. Mas também existem espécies que você pode cultivar sem medo, pois não farão mal algum ao seu pet:
Areca-bambu: suas folhas lembram as de palmeira e vão bem tanto em ambientes externos como internos. Gostam de locais quentes e úmidos e precisam de regas frequentes, mas suportam alguns dias sem água.
Maranta: mais uma planta tropical, a maranta tem uma folhagem magnífica em tons de verde e rosa. Gosta de sombra, de água (pode regar todos os dias, mas sem encharcar) e adubo orgânico. Às vezes, precisa de poda para retirar as folhas secas.
Samambaia: essa planta ama umidade, tanto no solo quanto nas folhas, mas não gosta de iluminação direta. Também não se dá bem com muito vento em suas folhas, então não é legal colocá-las perto de janelas.
Ah, as suculentas de modo geral também não apresentam riscos. Falamos mais sobre elas aqui.
Plantas para apartamento e dengue: fique atento aos cuidados
Plantas são muito atrativas para mosquitos de diversos tipos, como pernilongos e o temido mosquito da dengue.
Não importa se você tem apenas uma plantinha em casa ou uma verdadeira selva urbana, é preciso tomar cuidado. Principalmente para evitar a presença do aedes aegypti, que transmite não só dengue, como também o zika vírus, chikungunya e febre amarela.
Mas você pode combatê-lo com eficiência usando um produto de limpeza: a água sanitária.
Um estudo revelou que o cloro, elemento presente na água sanitária, é capaz de impedir o crescimento e matar as larvas do mosquito.
Basta misturar uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água e utilizar essa solução para regar as plantas (a água sanitária não fará mal para elas, apenas para o mosquito).
5 dicas de decoração ao usar plantas para apartamento
E aí, já sabe quais plantinhas da lista você vai colocar no seu apartamento?
Trouxemos mais cinco conselhos para você que pretende usar as plantas como adereços decorativos em casa.
1. Escolha suportes para plantas, vasos e cachepôs estilosos
2. Outra ideia são os nichos em formatos variados
3. Aposte em plantas pendentes, que trazem um charme a mais para o ambiente
4. Fuja do óbvio e coloque em diversos lugares, como no banheiro e na cozinha
5. Que tal um jardim vertical? As plantas todas juntas na parede garantem um visual incrível
Sabia que existem algumas espécies de plantas que auxiliam a afastar mosquitos e outros insetos? Entenda sobre plantas repelentes clicando aqui!